Pauta Pública

Agência Pública

O Pauta Pública é um podcast semanal produzido pela Agência Pública que traz conversas para entender estes tempos tão complexos. Conduzido pelas jornalistas Andrea Dip e Clarissa Levy, o tema da quarta temporada é "Conversas que não podemos mais adiar". Nos tocadores toda sexta, bem cedo. read less
NotíciasNotícias

Episódios

Há democracia sem memória? - com Amelinha Teles
Há 6 dias
Há democracia sem memória? - com Amelinha Teles
Enquanto um ex-presidente, defensor da ditadura, ganha espaço na mídia para falar sobre democracia, o Pauta Pública desta semana segue um caminho diferente. A entrevista dessa semana aborda a importância de reconhecer os crimes cometidos pelo Estado durante a ditadura militar brasileira (1964-1985) e como essas atrocidades ainda afetam a sociedade brasileira. Para falar sobre o tema, entrevistamos Amelinha Teles, jornalista, escritora e ativista dos direitos humanos, sobrevivente das torturas do regime militar e fundamental na condenação do coronel Carlos Alberto Brilhante Ustra, o único militar declarado oficialmente como torturador. Amelinha, reflete sobre sua trajetória, a importância de reconhecer os crimes da ditadura, e a necessidade da Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos como ferramenta da sociedade para a construção de um país democrático. Sem memória, verdade e justiça, não há democracia.Confira o episódio completo e não esqueça de seguir e curtir o Pauta Pública nas plataformas de áudio.Disponível em Amazon Music, Apple Podcasts, Castbox, Deezer, Google Podcasts, Spotify ou no seu tocador favorito.====Já está no ar Caso K - A história oculta do fundador da Casas Bahia. Neste segundo episódio O crediário da exploração revelamos como funcionava o esquema de exploração sexual, de menores de idade, que ocorria dentro da própria empresa. Um esquema que, pela investigação, durou ao menos 30 anos e contava com a colaboração de alguns de seus funcionários.
Eleições nos EUA e o que está em jogo para o resto do mundo - com Cristina Pecequilo
01-11-2024
Eleições nos EUA e o que está em jogo para o resto do mundo - com Cristina Pecequilo
Às vésperas de uma nova eleição presidencial nos Estados Unidos, o mundo está atento para saber quem irá governar umas das maiores potências econômicas, políticas e militares. De um lado Donald Trump, republicano em busca de um retorno à Casa Branca com uma campanha ainda mais radical do que o da sua primeira campanha presidencial. Do outro lado, a candidata democrata Kamala Harris, atual vice-presidente que entrou na disputa de última hora, diante da debilidade do atual presidente Joe Biden. Mesmo focada em defender a classe média e em fortalecer os direitos civis, enfrenta críticas por sua postura em relação à política externa, especialmente em relação ao apoio à gestão do primeiro ministro israelense Benjamin Netanyahu - que encabeça o genocídio palestino na faixa de Gaza. Para compreender melhor o cenário das eleições estadunidenses e seu impacto no Brasil e na América Latina, o Pauta Pública desta semana recebe a professora Cristina Pecequilo, doutora em Ciência Política pela USP. Ela analisa as influências políticas e econômicas dos EUA no mundo, além dos desafios globais relacionados à imigração,militarização e a disputa geopolítica. Confira o episódio completo e não esqueça de seguir e curtir este podcast nas plataformas de áudio. Aproveite também para votar no Pauta Pública em Melhores Podcasts do Brasil, na categoria Assuntos Diversos.
Israel enfrenta a ordem internacional e dobra aposta - com Isabela Agostinelli
18-10-2024
Israel enfrenta a ordem internacional e dobra aposta - com Isabela Agostinelli
Em 7 de outubro, completou-se um ano do ataque do Hamas a Israel, que teria capturado 251 reféns. Desde então, a retaliação massiva e desproporcional contra a população palestina da Faixa de Gaza, liderada pelo primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu, desencadeou uma crise humanitária sem precedentes na região.Uma comissão da ONU, que investiga o conflito israelense-palestino desde 2021, acusa Israel de cometer crimes contra a humanidade nesta guerra, que já deixou mais de 41 mil mortos, entre eles 11 mil crianças.O assassinato do líder do Hezbollah, Hassan Nasrallah, após ataques israelenses em Beirute, no Líbano, seguido de uma invasão de Israel em território libanês, acendeu todos os alarmes de uma guerra total com consequências imprevisíveis para a região.Para aprofundar o tema, o Pauta Pública desta semana recebe Isabela Agostinelli, doutora em Relações Internacionais, pesquisadora do Grupo de Estudos sobre Conflitos Internacionais e especialista em estudos sobre Palestina/Israel, com foco na Faixa de Gaza. Ela destaca a expansão territorial de Israel às custas do genocídio palestino, o papel das grandes potências, especialmente dos Estados Unidos, no apoio à guerra, e a fragilidade das instituições internacionais diante da situação.Ouça o episódio completo e confira também os livros e artigos citados pela entrevistada, listados abaixo:Quadros de Guerra, de Judith Butler; Orientalismo, de Edward Said; Palestine Plus 100 (Palestina Mais 100), de Basma GhalayiniGaza, o Desafio Moral, artigo de Reginaldo NasserSe você gosta dos nossos conteúdos, siga e curta o Pauta Pública nas plataformas de áudio e aproveite para votar no Pauta Pública em Melhores Podcasts do Brasil, na categoria Assuntos Diversos.
Assédios, ameaças e ataques: a violência política contra mulheres - com Manuela d'Ávila
11-10-2024
Assédios, ameaças e ataques: a violência política contra mulheres - com Manuela d'Ávila
É raro encontrar uma mulher cis ou trans, em cargos políticos ou com atuação na pauta dos direitos humanos, que não tenha sofrido ameaças de violência física, psicológica e sexual. Muitas vezes os  ataques acontecem dentro do próprio parlamento, sob os olhares indiferentes até de autoproclamados “aliados” homens progressistas. E na imprensa brasileira, quando não há silêncio, o debate é limitado.  O caso mais recente de ataque direto a uma mulher foi um atentado armado contra a vereadora Tainá de Paula (PT), às vésperas de sua reeleição  na cidade do Rio de Janeiro.Para falar sobre esta recorrente violência política contra mulheres, a entrevistada do Pauta Pública desta semana é Manuela D’Ávila, ex-deputada federal que passou por diversos ataques e ameaças, algumas incluindo até a sua filha, na época com apenas 6 anos. Junto com Anielle Franco, Duda Salabert, Sônia Guajajara e Talíria Perone, D’Ávila organizou o livro Sempre foi sobre nós: Relatos da violência política de gênero no Brasil. Segundo Manuela, são violências que encontram lastro na misoginia, no racismo e machismo que estruturam as relações na sociedade brasileira e que ameaçam a democracia. Confira o episódio e não deixe de seguir e curtir o Pauta Pública nas plataformas de áudio. Aproveite também para votar no Pauta Pública em Melhores Podcasts do Brasil, na categoria Assuntos Diversos.
Eleições | A urgência de priorizar a crise climática - com Rodrigo Corradi
03-10-2024
Eleições | A urgência de priorizar a crise climática - com Rodrigo Corradi
Às vésperas das eleições municipais no Brasil, o Pauta Pública aborda sobre conversas que não podemos mais adiar, nas eleições. Enquanto parte do eleitorado se distrai com as performances e agressões entre candidatos nos debates, o clima não espera, não assiste TV e nem cortes de redes sociais. Ondas recordes de calor e frio, tempestades, secas e outros eventos extremos indicam um cenário de colapso climático cada vez mais presente em nossas vidas.Para aprofundar nessas e outras questões fundamentais para o presente e futuro da população e do planeta, o convidado desta semana é Rodrigo Corradi, Secretário Executivo Adjunto do ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade, uma rede global de mais de 2.500 governos locais e regionais comprometidos com o desenvolvimento urbano sustentável. Rodrigo, que atua com foco na tomada de decisão em organizações internacionais, destaca que questões ambientais não podem ser mais tratadas como pautas identitárias ou restritas a grupos específicos. Para ele, negar uma realidade que já está posta cria um espaço de extremismo e se preocupar com essas questões é algo que a gestão pública precisa fazer em todas as esferas, com urgência. Ouça o episódio completo e entenda sobre a urgência de considerar as mudanças ambientais ao escolher representantes políticos nas próximas eleições. Não esqueça de seguir e curtir o Pauta Pública nas plataformas de áudio. Aproveite também para votar no Pauta Pública em Melhores Podcasts do Brasil, na categoria Assuntos Diversos.
Bom Dia Fim do Mundo | Agro ou ogro: o agro é fogo?
19-09-2024
Bom Dia Fim do Mundo | Agro ou ogro: o agro é fogo?
Neste episódio, Giovana Girardi e Marina Amaral analisam dados recentes que revelam como tem se dado a dinâmica do fogo para tentar descobrir em que medida as acusações que o agro é o principal responsável por esses incêndios  fazem sentido, além de tentar entender onde se encontram o Agro e o Ogronegócio. O programa também discute a influência do Agro na cultura popular, como no fenômeno da música do "Agronejo".Atenção: A partir da semana que vem, o Bom Dia Fim Do Mundo será publicado somente em seu feed próprio.Equipe:Esse programa é apresentado por Giovana Girardi, Marina Amaral e Ricardo Terto.A direção fica por conta da Sofia Amaral. O roteiro é também da Sofia Amaral ao lado do Ricardo Terto. O texto da Trombeta do Fim do Mundo é de Ricardo Terto. A pesquisa e apresentação da Luz no Fim do Túnel é de Gabriel Gama.A direção da TV PUC é de Julio Wainer, a produção é da Stela Grossi com apoio de Rodolfo Dias e Julia Barbosa. A coordenação de operações é feita pelo Ricardo Matias.Crysthiano Nascimento faz a direção de corte e também a edição. Câmera e áudio por Alexandre Moreira, Diego Alves, Marcelo Corrêa e  Wagner Rezende.A Beatriz Lago fez nossa identidade visual, e o Vitor Assan o motion design. A trilha sonora é do Epidemic Sound.Marina Dias, Ethieny Karen, Karina Tarasiuk, Leticia Gouveia, Raquel Okamura, Fernanda Diniz, Raphaela Ribeiro e Ana Alice de Lima cuidam das nossas redes sociais, divulgação e publicação no site.Bom Dia, Fim do Mundo é uma parceria entre a TV PUC e a Agência Pública.
Bom Dia Fim do Mundo | Crime ambiental, PCC e outras tendências do fim do mundo
05-09-2024
Bom Dia Fim do Mundo | Crime ambiental, PCC e outras tendências do fim do mundo
Neste episódio, lançado no dia da Amazônia, Giovana Girardi, Marina Amaral e Ricardo Terto falam sobre as suspeitas da influência do crime organizado nos incêndios que tomam conta do país e a hipótese de participação do PCC nas queimadas em São Paulo.  Além de debater se isso faz ou não sentido, a conversa aborda como organizações criminosas impactam no desmatamento e a ameaçam às comunidades tradicionais na Amazônia.Equipe:Esse programa é apresentado por Giovana Girardi, Marina Amaral e Ricardo Terto. A direção fica por conta da Sofia Amaral. O roteiro é também da Sofia Amaral ao lado do Ricardo Terto. O texto da Trombeta do Fim do Mundo é de Ricardo Terto. A pesquisa e apresentação da Luz no Fim do Túnel é de Gabriel Gama.A direção da TV PUC é de Julio Wainer, a produção é da Stela Grossi com apoio de Rodolfo Dias e Julia Barbosa. A coordenação de operações é feita pelo Ricardo Matias.Crysthiano Nascimento faz a direção de corte e também a edição. Câmera e áudio por Alexandre Moreira, Diego Alves, Marcelo Corrêa e  Wagner Rezende.A Beatriz Lago fez nossa identidade visual, e o Vitor Assan o motion design. A trilha sonora é do Epidemic Sound.Marina Dias, Ethieny Karen, Karina Tarasiuk, Leticia Gouveia, Raquel Okamura e Raphaela Ribeiro cuidam das nossas redes sociais, divulgação e publicação no site.Bom Dia, Fim do Mundo é uma parceria entre a TV PUC e a Agência Pública.
Azar ou vício: vivemos uma epidemia de apostas online? - com Altay de Souza
30-08-2024
Azar ou vício: vivemos uma epidemia de apostas online? - com Altay de Souza
Em 2024, é impossível discutir o cenário social e econômico do país sem mencionar a explosão das BETs e outros jogos de apostas. Segundo um relatório da XP Investimentos, essas atividades já movimentam 1% do PIB e comprometem 20% do orçamento livre das famílias mais pobres. Já a consuloria PWC estima  que as apostas já representam 1,38% do orçamento médio familiar desses estratos de menor renda, um aumento de cinco vezes em relação a cinco anos atrás, quando era de 0,27%.Com o sucesso das marcas de apostas, surgiu também uma nova realidade, um tipo de epidemia ainda silenciosa, oculta nas telas dos celulares de inúmeros brasileiros, o vício em jogos de apostas. Mas quais são as estratégias psicológicas que essas empresas utilizam para viciar seus usuários? Qual é o impacto dos jogos de tigrinho e das apostas esportivas no psicológico dos indivíduos? Quais são os riscos envolvidos?Para discutir essas questões, o Pauta convidou Altay de Souza. Doutor em Psicologia Experimental pela USP e graduando em Estatística pelo IME-USP, Altay também é pesquisador do Departamento de Psicobiologia da UNIFESP e do Centro de Comunicação e Ciências Cognitivas da ECA-USP. Muitos dos nossos ouvintes de hoje podem conhecê-lo pelo podcast de ciência Naruhodo, onde ele é co-apresentador.  Quem faz o Pauta: Quem faz o Pauta:Apresentação e entrevista: Andrea Dip e Clarissa LevyProdução: Ricardo Terto e Stela DiogoRoteiro, edição e publicação: Ricardo TertoCoordenação de podcasts: Cláudia JardimCoordenação de redes sociais: Karina TarasiukPublicação site e transcrição: Ana Alice e Raphaela RibeiroArtes e ID Visual: Tayná GonçalvesTrilha Sonora: Pedro Vituri contato: podcasts@apublica.org