ChatGPT é só o começo e já está quebrando paradigmas na forma como se faz ciência. É o que dizem especialistas entrevistados para este episódio. Áreas da ciência que trabalham com grandes conjuntos de dados e operações complexas – como genômica, astronomia, climatologia e outras - tendem a se beneficiar com as novas ferramentas de IA. Por outro lado, há um risco alto de captura massiva de dados e informações estratégicas produzidas pelos cientistas e pesquisadores, por empresas detentoras das plataformas de IA, as chamadas “big tech”.
Entrevistados do episódio: Odir Dellagostin, presidente do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap); Rafael Cardoso Sampaio, professor do Departamento de Ciência Política da Universidade Federal do Paraná (UFPR), e Cynthia Picolo, diretora presidente do Laboratório de Políticas Públicas e Internet (Lapin).
A trilha sonora da 6ª Temporada de “O Som da Ciência” é “Spaceship”, do álbum Future Vibrations Vol. I, do artista espanhol Skygaze.
#Ciência #Tecnologia #InteligênciaArtificial