Ondas Impressas

Tânia Galluzzi

O seu podcast sobre o universo da impressão read less
NegóciosNegócios

Episódios

LearnI, nova plataforma de conteúdo para o universo da impressão
13-11-2024
LearnI, nova plataforma de conteúdo para o universo da impressão
Este episódio traz todos os detalhes sobre a LearnI, plataforma que promete ser um grande portal para o universo da impressão, reunindo cursos e os mais diversos conteúdos sobre a indústria gráfica e de conversão. Com estreia marcada para março de 2025, a LearnI busca unir profissionais gráficos, fornecedores, entidades, estudantes e especialistas do Brasil e de outros países, tornando-se um espaço de aprendizado e conexão para o setor.A jornalista Tânia Galluzzi e o consultor Hamilton Costa conversam com os criadores da LearnI: Clovis Castanho, Ricardo Minoru e João Fidalgo. Clovis, técnico gráfico, ex-professor do Senai, inclusive tendo colaborado na criação da Faculdade de Artes Gráficas, traz sua visão acadêmica e prática sobre o setor. João Fidalgo, também técnico gráfico e autor de cursos online sobre softwares gráficos e inteligência artificial, compartilha sua expertise em inovação. Ricardo Minoru, autor de 82 livros e com vasta experiência na área de pré-impressão com treinamentos e consultorias técnicas para empresas, completa o time discutindo a importância de uma plataforma de formação e atualização para a indústria gráfica.A parceria com a LearnI também permitirá que o conteúdo do Ondas Impressas amplie seu alcance, chegando a novos públicos em 2025. O podcast estará disponível na plataforma, facilitando o acesso de profissionais e estudantes a discussões sobre tendências de mercado, tecnologia e inovação.EntrevistadosClovis CastanhoRicardo MinoruJoão FidaldoPara saber maisCenso da Educação Superiorondasimpressaspodcast@gmail.comInsta - @ondasimpressasLinkedIn - Ondas ImpressasX - @ondasimpressasYouTube - @ondasimpressas
Capacitação e empregabilidade
21-08-2024
Capacitação e empregabilidade
A indústria gráfica e de conversão investiu, no ano passado, US$ 970 milhões em equipamentos (Comex/Abigraf), patamar que também deverá ser atingido em 2024. Anualizada a soma do primeiro trimestre, chegaríamos a mais de US$ 1,184 bilhão, número que corresponde aproximadamente a 4,8% do PIB do setor gráfico e de conversão, percentual indicado pela Fiesp, Federação das Indústrias de São Paulo, como o mínimo necessário para garantir a recuperação da produtividade da indústria brasileira, se esse patamar for mantido por pelo menos sete anos. Porém, não basta investir em equipamento. As empresas precisam de profissionais cada vez mais qualificados para operar essas máquinas. E o que se tem visto, por um lado, é a dificuldade de as empresas encontrarem essas pessoas no mercado. Por outro, aquela velha questão. O empresário investe em equipamento, mas não em capacitação da mão de obra, negligenciando o fato de que a falta de investimento em treinamento e em planos que propiciem a ascensão profissional pode atrapalhar a retenção de talentos.Para discutir o tema, a jornalista Tânia Galluzzi e o consultor Hamilton Costa conversam com Lorena Depizzol, diretora comercial da Ingral, presidente em exercício do Sindicato das Indústrias Gráficas e da Associação Brasileira da Indústria Gráfica do Espírito Santo (Siges/Abigraf-ES) e membro da diretoria da Federação das Indústrias do Estado (Findes).Ela conta o que tem feito pra driblar a forte concorrência por talentos na região, que tem atraído grandes companhias. Hoje, o Espírito Santo tenha a menor taxa de desemprego da região Sudeste, ficando abaixo da média registrada no país. O nível de desocupação no estado capixaba foi de 5,9% no primeiro trimestre de 2024.Também participa do programa Claudinei Pauda, co-fundador e diretor da Hedz Brasil. Ele é o desenvolvedor do Portal da Empregabilidade Digital, uma espécie de Uber da contratação, que chega para facilitar a vida de recrutadores e pessoas em busca de colocação na indústria gráfica e de conversão. A plataforma é uma iniciativa multiassociativa entre Abflexo/FTA-Brasil, Abiea, Abigraf, Abiplast e Afeigraf.Para saber mais:Portal de Empregabilidade DigitalLançamento - Portal de Empregabilidade Digitalondasimpressaspodcast@gmail.comInsta - @ondasimpressasLinkedIn - Ondas ImpressasX - @ondasimpressasYouTube - @ondasimpressas
Destruição e recomeço
24-07-2024
Destruição e recomeço
Neste episódio, a jornalista Tânia Galluzzi e o consultor Hamilton Costa recebem José Mazzarollo, da gráfica Comunicação Impressa, e Anderson Nunes dos Santos, da ANS Gráfica. Ambos enfrentaram as terríveis consequências das enchentes que devastaram o Rio Grande do Sul entre o final de abril e o mês de maio.O maior desastre climático do estado afetou 478 municípios gaúchos, desalojando mais de 629 mil pessoas e causando a morte de 179. A gravidade da ocorrência foi tamanha que 94% da população gaúcha sofreu de alguma forma os impactos das chuvas. Em meio ao caos, José Mazzarollo descreve como sua gráfica, a Comunicação Impressa, ficou submersa por 30 dias e ainda assim conseguiu retomar as operações, guardando com carinho um dos poucos objetos que a água não alcançou.Por outro lado, Anderson Nunes dos Santos relata o desespero de tentar proteger o que fosse possível na ANS Gráfica, acabando ilhado na gráfica, ao lado dos sócios e suas esposas, tendo de ser resgatados de barco. Venha ouvir essas histórias de coragem e resiliência e entender como esses empresários estão reconstruindo suas vidas e negócios. Não perca!Para saber mais:47 mil indústria estão em municípios atingidos pelas enchentes no RS, aponta FiergsMaior desastre climático do Rio Grande do Sul em imagensCanoas começa a receber famílias em terceiro centro de acolhimento aberto após enchentesondasimpressaspodcast@gmail.comInsta - @ondasimpressasLinkedIn - Ondas ImpressasX - @ondasimpressasYouTube - @ondasimpressas
Conteúdo patrocinado - Ondas na Flexo & Labels 2024
03-07-2024
Conteúdo patrocinado - Ondas na Flexo & Labels 2024
A vitalidade do mercado de rótulos e etiquetas esteve estampada nos corredores da terceira edição da Flexo & Labels Expo 2024. O sucesso do evento, realizado entre os dias 25 e 28 de junho, no Distrito Anhembi, em São Paulo pôde ser mensurado não só pela manifestação positiva de expositores e visitantes, quanto pelos números de feira. A audiência cresceu 15%, com 7.000 profissionais visitando a Flexo & Labels 2024, que contou com 137 expositores e 400 marcas.Foi nesse clima favorável à realização de negócios que a jornalista Tânia Galluzzi e o consultor Hamilton Costa gravaram direto da feira o 6º episódio desta quinta temporada, abordando as principais tendências e lançamentos da feira. Saltou aos olhos o crescimento da impressão digital na produção de rótulos e etiquetas, com soluções tanto de entrada quanto para maiores tiragens. Outro movimento detectado pela dupla foi a procura por impressoras flexográficas para a produção de embalagens flexíveis, com equipamentos cada vez mais versáteis, tanto com relação aos substratos quanto à capacidade de agregar vários processos numa mesmo impressora.Empresas citadas:Etirama (00:10:17)Nilpeter (00:12:38)Avery Dennison (00:14:58)Ahlstrom  (00:16:53)OJI  (00:18:26)Konica Minolta  (00:20:46)Durst (00:21:55)Cartes (00:23:16)Comprint/HP (00:24:45)VS Label (00:26:11)Bobst (00:27:46)ePS (00:29:38)Esko (00:30:56)ondasimpressaspodcast@gmail.comInsta - @ondasimpressasLinkedIn - Ondas ImpressasX - @ondasimpressasYouTube - @ondasimpressas
A Drupa e a melhor gráfica do mundo
16-05-2024
A Drupa e a melhor gráfica do mundo
Estamos a poucos dias da abertura da maior feira da indústria gráfica mundial, a Drupa, que acontece em Düsseldorf, na Alemanha, entre 28 de maio e 7 de junho.À convite da Messe Düsseldorf, a jornalista Tânia Galluzzi participou da Conferência Internacional de Imprensa Pré-Drupa 2024, realizada no final de março, e discute as principais inovações com o consultor Hamilton Costa.Da Alemanha a jornalista seguiu para a Antuérpia, na Bélgica, onde maravilhou-se com o Museu Plantin-Moretus, que ocupa o mesmo prédio no qual operou uma das mais importantes gráficas da Europa entre os séculos XVI e XIX.Lá estão as duas prensas tipográficas mais antigas do mundo, fabricadas por volta do ano de 1600, além de uma excepcional coleção de tipos móveis e de títulos impressos pela oficina. Tudo isso num prédio que faz parte da lista do Patrimônio Mundial da Unesco. A visita foi gravada e poderá ser acompanhada no canal do Ondas Impressas no YouTube. Um verdadeiro mergulho na história da Officina Plantiniana e na construção do que se convencionou chamar de artes gráficas.Destaques:Informações gerais Drupa e Conferência Pré-Drupa (00:05:40)Tendências (00:08:25)Kurz (00:13:15)Canon (00:15:28)Koenig & Bauer + Durst (00:17:33)HP (00:19:15)Landa (00:21:17)Epson (00:25:42)Heidelberg (00:26:39)Fujifilm (00:28:24)Museu Plantin-Moretus (00:29:44)Christofe Plantin (00:31:53)Officina Plantiniana (00:33:13)Entrando no museu (00:36:12)Recepção (00:36:39)Sala do revisor (00:36:47)Sala dos tipos (00:37:22)Produção (00:37:38)Livros (00:39:30)Sala de fundição (00:39:54)Chapas de cobre (00:40:53)Bíblia poliglota (00:41:39)Para saber mais:Drupahttps://www.drupa.com/Museu Plantin-Moretushttps://museumplantinmoretus.be/en ondasimpressaspodcast@gmail.comInsta - @ondasimpressasLinkedIn - Ondas ImpressasX - @ondasimpressasYouTube - @ondasimpressas
Comunicação visual e impressão digital
20-03-2024
Comunicação visual e impressão digital
O segmento de comunicação visual é um dos braços do universo da impressão que mais tem se beneficiado com a evolução da tecnologia digital. A cada dia surgem novas aplicações, impulsionando a demanda e aumentando a receita das empresas.. Segundo o Fespa Print Census, pesquisa mundial feita pela Fespa em 120 países, o faturamento médio das empresas que atuam nesse segmento cresceu 7% entre 2018 e 2023, atingindo 4,7 milhões de euros, o que equivale a cerca de 5 milhões de dólares. Isso apesar de todos os desafios que vivemos nos últimos anos.Esse setor é deste primeiro episódio de nossa quinta temporada.A gravação ao vivo do T5 EP1 aconteceu durante a Fespa Digital Printing, realizada entre os dias 11 e 14 de março em São Paulo. A Fespa Brasil é a feira com maior número de visitantes por metro quadrado entre todas as Fespas promovidas ao redor do mundo e, em 2023, ficou igualmente na liderança no total de visitantes únicos.Para discutir as tendências tecnológicas nos mercados de comunicação visual e impressão digital, participam desse bate-papo Arnaldo Peres, diretor comercial da Neoband (SP), Wesley Ferreira, diretor comercial da Firstweb (Jundiai), e o Marcelo Giovanelli, diretor da Print e Arte (RJ), e criador do canal Minha Gráfica Rápida.Juntos eles mergulham em temas como a evolução da impressão DTF (direct to film) e DTG (direct to garment), estratégias para conquistar novos mercado e os nichos mais atraentes hoje.Convidados neste episódio: Arnaldo Peres, Neoband (00:04:39)Wesley Ferreira, Firstweb (00:20:45)Marcelo Giovanelli, Print e Arte (00:38:27)Para saber mais:Fespa Print Census 2023ondasimpressaspodcast@gmail.comInsta - @ondasimpressasLinkedIn - Ondas ImpressasX - @ondasimpressasYouTube - @ondasimpressas
Conteúdo patrocinado: heróis da reciclagem
13-12-2023
Conteúdo patrocinado: heróis da reciclagem
Estima-se que mais um milhão de pessoas vivam da coleta de materiais recicláveis no Brasil. E, apesar da atividade ser reconhecida como uma profissão, ainda é estigmatizada, mesmo sendo fundamental do ponto de vista social e econômico.Com o objetivo de colaborar para a mudança desse cenário, a Avery Dennison desenhou o AD Coopera, unindo a cadeia produtiva em prol da qualificação desses trabalhadores. Neste episódio, a jornalista Tânia Galluzzi e o consultor Hamilton Costa conversam com Telines Basilio, presidente da Coopercaps, uma das maiores cooperativas de catadores do Brasil, e com Mariana Bortulluci, especialista em sustentabilidade na Avery Dennison.Você vai ouvir a inspiradora história de Telines Basilio, conhecido como Carioca. Ex-morador de rua, ao lado de outros 21 catadores ele fundou a Coopercaps há duas décadas e hoje emprega 355 pessoas. E a Mariana Bortulluci vai falar sobre a importância de a indústria se engajar nessa causa, uma vez que o AD Coopera não é um projeto só da Avery Dennison. É um programa desenhado para que empresas de qualquer porte possam investir em ações de cunho sócioambiental, colaborando para transformar vidas por meio da reciclagem, sem contar o incremento na atividade em si. Convidados neste episódio:Telines Basilio, presidente da Coopercaps (00:04:20)Mariana Bortulluci, especialista em sustentabilidade na Avery Dennison (00:15:12)Para saber mais:AD CooperaAD Coopera no YouTubeCoopercaps Cooperacaps no YouTubeSite: www.ondasimpressas.com.brEmail: ondasimpressaspodcast@gmail.comInscreva-se nos nossos canaisInstagram - @ondasimpressasLinkedIn - Ondas ImpressasX - @ondasimpressasYouTube - @ondasimpressas
Quadrinhos no Brasil
22-11-2023
Quadrinhos no Brasil
Em 2022 houve um ligeiro crescimento no número de títulos de quadrinhos lançados no Brasil, passando 2.130 em 2021 para 2.262 títulos no ano passado, sendo que uma única editora, a Panini, é responsável por mais de 50% desse total.Esses números estão no Relatório Quadrinhopédia do Mercado Editorial Brasileiro de Quadrinhos. Com o objetivo de divulgar a produção impressa de quadrinhos no Brasil, o relatório traz dados relevantes sobre preço, origem das produções e os gêneros mais publicados. Para repercutir esses resultados, a jornalista Tânia Galluzzi e o consultor Hamilton Costa conversam com o próprio autor do estudo, Lucio Luiz, jornalista, doutor em Educação, roteirista e editor-chefe da Marsupial Editora, e com o Jota Silvestre, jornalista especializado em cultura pop e eventos corporativos.A dupla fala sobre o aumento no número de títulos, a mudança no formato das publicações com a migração dos quadrinhos das bancas para as livrarias e sobre a alta qualidade da produção gráfica das histórias em quadrinhos nacionais.Convidados neste episódio: Lucio Luiz, Marsupial Editora (00:08:30) Jota Silvestre, cultura pop (00:8:30)Para saber mais:QuadrinhopédiaRelatório Quadrinhopédia do Mercado Editorial Brasileiro de QuadrinhosAtirei o Pau no Gato e Outras Histórias de TerrorOs Santos e Confinada - Leandro Assis e Triscila OliveiraPássaros - LarkRecomendadosBendita CuraMis MarvelBrega StoryComo fazer amigos e enfrentar fantasmasondasimpressaspodcast@gmail.comInsta - @ondasimpressasLinkedIn - Ondas ImpressasX - @ondasimpressasYouTube - @ondasimpressas
Conteúdo patrocinado: novas soluções para o segmento label
08-11-2023
Conteúdo patrocinado: novas soluções para o segmento label
Muitas vezes o empresário do segmento de rótulos e etiquetas reconhece que precisa investir no digital, sabe dos atributos da tecnologia, porém olha para a sua demanda e percebe que a conta não fecha.Ciente dessa necessidade, a VinilSul acaba de criar uma nova divisão, a VS Labels, focada em soluções de impressão industrial para esse mercado. Com parceiros como o grupo Monotech, da Índia, e sua divisão Jetsci Global, e a coreana Anytron, a VS Labels está oferecendo sistemas digitais a preços competitivos para cobrir essa lacuna.Quem conta essa história é Marcelo Fontes, gerente regional da VS Labels, em conversa com a jornalista Tânia Galluzzi e o consultor Hamilton Costa. Ele fala da criação dessa nova unidade de negócios e detalha os equipamentos que estão chegando, como a Any-Press, impressora de entrada, rolo a rolo, cinco cores, incluindo o branco, e a Jetsci dSpark, que faz o embelezamento digital. E tem promoção especial!O ouvinte do Ondas que entrar em contato com a VinilSul pelo fone (41) 9993-3045 ou mandar um email para marcelo.fontes@vinilsul.com.br e mandar o link do EP14 vai ter 5% de DESCONTO na aquisição de um PLOTTER DE RECORTE AUTOMÁTICO para rótulos e etiquetas.Convidado neste episódio:Marcelo Fontes, gerente regional da VS Labels (00:01:05)Para saber mais:Linha VS Labels para rótulos e etiquetasSite: www.ondasimpressas.com.brEmail: ondasimpressaspodcast@gmail.comInscreva-se nos nossos canaisInstagram - @ondasimpressasLinkedIn - Ondas ImpressasX - @ondasimpressasYouTube - @ondasimpressas
O papel na cabeça do brasileiro
04-10-2023
O papel na cabeça do brasileiro
A indústria do papel e da impressão ainda é cerca por mitos sobre o impacto do papel no meio ambiente. Um dos principais é mais nefasto é a crença de que o consumo de papel provoca desmatamento.Pesquisa realizada neste ano a pedido da organização Two Sides revela que 71% dos consumidores brasileiros acreditam nisso, sendo que há muitas décadas toda a produção de celulose e papel no Brasil é feita a partir de árvores plantadas para esse fim!  Para discutir a visão do brasileiro em relação à comunicação impressa, o papel, as embalagens e os produtos de higiene trazida pela pesquisa Two Sides Trend Tracker, a jornalista Tânia Galluzzi e o consultor Hamilton Costa conversam com Fabio Mortara, presidente de Two Sides Brasil e América Latina. Ele enfatiza que a cadeia produtiva precisa fazer mais para comunicar à sociedade a real pegada ambiental do papel.Apesar de apontar o alto nível de desinformação, há pontos a serem comemorados, como o fato de 64% dos entrevistados preferirem ler livros impressos e de que 58% dos consumidores considerarem as embalagens em papel melhores para o meio ambiente. Convidado neste episódio:Fabio Mortara, presidente de Two Sides Brasil e AL (00:06:43)Para saber mais:Pesquisa Two Sides Trend TrackerSite: www.ondasimpressas.com.brEmail: ondasimpressaspodcast@gmail.comInscreva-se nos nossos canaisInstagram - @ondasimpressasLinkedIn - Ondas ImpressasTwitter - @ondasimpressasYouTube - @ondasimpressas
Obsolescência versus produtividade
30-08-2023
Obsolescência versus produtividade
Pesquisa recente da Confederação Nacional da Indústria, CNI, revelou que a idade média dos equipamentos na indústria de impressão é de 17 anos. Trata-se de uma das médias mais altas entre os 30 setores analisados.A indústria de impressão também está no grupo dos segmentos com maior potencial de renovação de suas máquinas, ou por estarem no limite do ciclo de vida recomendado pelo fabricante ou por já terem ultrapassado esse limite.Esse cenário é crítico porque equipamento antigo pode comprometer a corrida pela produtividade. Máquinas desatualizadas dão mais problema, têm maior custo de manutenção, sem falar na dificuldade de integração com sistemas mais modernos, que carregam os conceitos da indústria 4.0 e consomem menos recursos naturais.Para destrinchar esse assunto, a jornalista Tânia Galluzzi e o consultor Hamilton Costa conversam com Maria Carolina Marques, gerente de Estratégia e Competitividade da CNI e uma das responsáveis pela elaboração da sondagem Idade e Ciclo de Vidas das Máquinas e Equipamentos no Brasil. A pesquisa envolveu 2.038 indústrias de todo o país e foi realizada na primeira quinzena de junho de 2023.Convidados neste episódio:Maria Carolina Marques, CNI (00:14:34)Para saber mais:Sondagem Especial - Idade e Ciclo de Vida de Máquinas e Equipamentos no BrasilSite: www.ondasimpressas.com.brEmail: ondasimpressaspodcast@gmail.comInscreva-se nos nossos canaisInstagram - @ondasimpressasLinkedIn - Ondas ImpressasTwitter - @ondasimpressasYouTube - @ondasimpressas
O imbróglio dos livros didáticos em SP
16-08-2023
O imbróglio dos livros didáticos em SP
Há pouco mais de duas semanas o mercado editorial e os profissionais da educação foram surpreendidos com a recursa de São Paulo em receber os livros do Programa Nacional do Livro Didático, o PNLD 2024, destinado aos alunos do 6º ao 9º ano, abrindo mão de R$ 120 milhões em recursos federais. Alegando que as obras do MEC são rasas e desatualizadas, o secretario da educação, Ricardo Feder, disse inicialmente que o livro impresso seria substituído por conteúdo digital, apresentado em slides. Diante da reação negativa, ele alegou que as escolas poderiam imprimir o material para os alunos que desejassem, depois que a secretaria seria responsável pela impressão e, então, o governador anunciou que as escolas receberão livros produzidos e impressos pela própria Secretaria Estadual de Educação, acompanhados de material digital.A decisão afeta mais de um milhão de alunos e todo o universo do livro didático. Para discutir o assunto, a jornalista Tânia Galluzzi e o consultor Hamilton Costa conversam com  Ângelo Xavier e João Scortecci. Ângelo é diretor geral da Editora Moderna e presidente da Abrelivros, Associação Brasileira de Livros e Conteúdos Educacionais. Scortecci é fundador do Grupo Editorial Scortecci e presidente da Associação Brasileira da Indústria Gráfica, Abigraf-SP.Convidados neste episódio:Ângelo Xavier, Moderna, Abrelivros (00:07:47)João Scortecci, Grupo Editorial Scortecci, Abigraf-SP (00:33:23)Para saber mais:SP abre mão de verba para material didático e usará só livro digital a partir do 6º anoGoverno de SP não terá livros didáticos físicos nas escolas a partir de 2024Após defender material 100% digital, secretário diz que SP não aderiu ao PNLD porque livros do MEC não podem receber anotações de alunosEntenda como serão os livros que o governo Tarcísio quer entregar às escolasRelatório UNESCO
Conteúdo Patrocinado: tendências em rótulos & etiquetas
31-05-2023
Conteúdo Patrocinado: tendências em rótulos & etiquetas
Quatro grandes tendências dominam o setor de rótulos e etiquetas hoje: sustentabilidade, e-commerce, personalização e produtividade. Isso de acordo com Renato Rafael, gerente de produtos para América Latina, e Keyse Ramalho, gerente de desenvolvimento de negócios, ambos da Avery Dennison. Na conversa com a jornalista Tânia Galluzzi e o consultor Hamilton Costa, a dupla conta como a busca por produtos de menor impacto ambiental, a expansão do comércio eletrônico, as mudanças nos hábitos dos consumidores e o enfoque na produtividade estão impactando a indústria de etiquetas e rótulos autoadesivos.Eles ressaltam a necessidades de unir as habilidades e conhecimentos de diferentes áreas das empresas, como marketing, manufatura e compras, para desenvolver estratégias inovadoras e encontrar alternativas mais ecológicas.Destacam também os avanços da Avery Dennison nesse sentido, como o reconhecimento da Associação dos Recicladores de Plásticos (APR) conquistado neste ano, atestando que os filmes com adesivos acrílicos laminados fabricados pela empresa no Brasil não impactam o processo de reciclagem. Convidados neste episódio:Renato Rafael,  Avery Dennison (00:03:13)Keyse Ramalho, Avery Dennison (00:03:13)Para saber mais:Portifólio de soluções sustentáveis Avery DennisonSite: www.ondasimpressas.com.brEmail: ondasimpressaspodcast@gmail.comInscreva-se nos nossos canaisInstagram - @ondasimpressasLinkedIn - Ondas ImpressasTwitter - @ondasimpressasYouTube - @ondasimpressas