Ondas Impressas

Tânia Galluzzi

O seu podcast sobre o universo da impressão read less
NegóciosNegócios

Episódios

Comunicação visual e impressão digital
20-03-2024
Comunicação visual e impressão digital
O segmento de comunicação visual é um dos braços do universo da impressão que mais tem se beneficiado com a evolução da tecnologia digital. A cada dia surgem novas aplicações, impulsionando a demanda e aumentando a receita das empresas.. Segundo o Fespa Print Census, pesquisa mundial feita pela Fespa em 120 países, o faturamento médio das empresas que atuam nesse segmento cresceu 7% entre 2018 e 2023, atingindo 4,7 milhões de euros, o que equivale a cerca de 5 milhões de dólares. Isso apesar de todos os desafios que vivemos nos últimos anos.Esse setor é deste primeiro episódio de nossa quinta temporada.A gravação ao vivo do T5 EP1 aconteceu durante a Fespa Digital Printing, realizada entre os dias 11 e 14 de março em São Paulo. A Fespa Brasil é a feira com maior número de visitantes por metro quadrado entre todas as Fespas promovidas ao redor do mundo e, em 2023, ficou igualmente na liderança no total de visitantes únicos.Para discutir as tendências tecnológicas nos mercados de comunicação visual e impressão digital, participam desse bate-papo Arnaldo Peres, diretor comercial da Neoband (SP), Wesley Ferreira, diretor comercial da Firstweb (Jundiai), e o Marcelo Giovanelli, diretor da Print e Arte (RJ), e criador do canal Minha Gráfica Rápida.Juntos eles mergulham em temas como a evolução da impressão DTF (direct to film) e DTG (direct to garment), estratégias para conquistar novos mercado e os nichos mais atraentes hoje.Convidados neste episódio: Arnaldo Peres, Neoband (00:04:39)Wesley Ferreira, Firstweb (00:20:45)Marcelo Giovanelli, Print e Arte (00:38:27)Para saber mais:Fespa Print Census 2023ondasimpressaspodcast@gmail.comInsta - @ondasimpressasLinkedIn - Ondas ImpressasX - @ondasimpressasYouTube - @ondasimpressas
Conteúdo patrocinado: heróis da reciclagem
13-12-2023
Conteúdo patrocinado: heróis da reciclagem
Estima-se que mais um milhão de pessoas vivam da coleta de materiais recicláveis no Brasil. E, apesar da atividade ser reconhecida como uma profissão, ainda é estigmatizada, mesmo sendo fundamental do ponto de vista social e econômico.Com o objetivo de colaborar para a mudança desse cenário, a Avery Dennison desenhou o AD Coopera, unindo a cadeia produtiva em prol da qualificação desses trabalhadores. Neste episódio, a jornalista Tânia Galluzzi e o consultor Hamilton Costa conversam com Telines Basilio, presidente da Coopercaps, uma das maiores cooperativas de catadores do Brasil, e com Mariana Bortulluci, especialista em sustentabilidade na Avery Dennison.Você vai ouvir a inspiradora história de Telines Basilio, conhecido como Carioca. Ex-morador de rua, ao lado de outros 21 catadores ele fundou a Coopercaps há duas décadas e hoje emprega 355 pessoas. E a Mariana Bortulluci vai falar sobre a importância de a indústria se engajar nessa causa, uma vez que o AD Coopera não é um projeto só da Avery Dennison. É um programa desenhado para que empresas de qualquer porte possam investir em ações de cunho sócioambiental, colaborando para transformar vidas por meio da reciclagem, sem contar o incremento na atividade em si. Convidados neste episódio:Telines Basilio, presidente da Coopercaps (00:04:20)Mariana Bortulluci, especialista em sustentabilidade na Avery Dennison (00:15:12)Para saber mais:AD CooperaAD Coopera no YouTubeCoopercaps Cooperacaps no YouTubeSite: www.ondasimpressas.com.brEmail: ondasimpressaspodcast@gmail.comInscreva-se nos nossos canaisInstagram - @ondasimpressasLinkedIn - Ondas ImpressasX - @ondasimpressasYouTube - @ondasimpressas
Quadrinhos no Brasil
22-11-2023
Quadrinhos no Brasil
Em 2022 houve um ligeiro crescimento no número de títulos de quadrinhos lançados no Brasil, passando 2.130 em 2021 para 2.262 títulos no ano passado, sendo que uma única editora, a Panini, é responsável por mais de 50% desse total.Esses números estão no Relatório Quadrinhopédia do Mercado Editorial Brasileiro de Quadrinhos. Com o objetivo de divulgar a produção impressa de quadrinhos no Brasil, o relatório traz dados relevantes sobre preço, origem das produções e os gêneros mais publicados. Para repercutir esses resultados, a jornalista Tânia Galluzzi e o consultor Hamilton Costa conversam com o próprio autor do estudo, Lucio Luiz, jornalista, doutor em Educação, roteirista e editor-chefe da Marsupial Editora, e com o Jota Silvestre, jornalista especializado em cultura pop e eventos corporativos.A dupla fala sobre o aumento no número de títulos, a mudança no formato das publicações com a migração dos quadrinhos das bancas para as livrarias e sobre a alta qualidade da produção gráfica das histórias em quadrinhos nacionais.Convidados neste episódio: Lucio Luiz, Marsupial Editora (00:08:30) Jota Silvestre, cultura pop (00:8:30)Para saber mais:QuadrinhopédiaRelatório Quadrinhopédia do Mercado Editorial Brasileiro de QuadrinhosAtirei o Pau no Gato e Outras Histórias de TerrorOs Santos e Confinada - Leandro Assis e Triscila OliveiraPássaros - LarkRecomendadosBendita CuraMis MarvelBrega StoryComo fazer amigos e enfrentar fantasmasondasimpressaspodcast@gmail.comInsta - @ondasimpressasLinkedIn - Ondas ImpressasX - @ondasimpressasYouTube - @ondasimpressas
Conteúdo patrocinado: novas soluções para o segmento label
08-11-2023
Conteúdo patrocinado: novas soluções para o segmento label
Muitas vezes o empresário do segmento de rótulos e etiquetas reconhece que precisa investir no digital, sabe dos atributos da tecnologia, porém olha para a sua demanda e percebe que a conta não fecha.Ciente dessa necessidade, a VinilSul acaba de criar uma nova divisão, a VS Labels, focada em soluções de impressão industrial para esse mercado. Com parceiros como o grupo Monotech, da Índia, e sua divisão Jetsci Global, e a coreana Anytron, a VS Labels está oferecendo sistemas digitais a preços competitivos para cobrir essa lacuna.Quem conta essa história é Marcelo Fontes, gerente regional da VS Labels, em conversa com a jornalista Tânia Galluzzi e o consultor Hamilton Costa. Ele fala da criação dessa nova unidade de negócios e detalha os equipamentos que estão chegando, como a Any-Press, impressora de entrada, rolo a rolo, cinco cores, incluindo o branco, e a Jetsci dSpark, que faz o embelezamento digital. E tem promoção especial!O ouvinte do Ondas que entrar em contato com a VinilSul pelo fone (41) 9993-3045 ou mandar um email para marcelo.fontes@vinilsul.com.br e mandar o link do EP14 vai ter 5% de DESCONTO na aquisição de um PLOTTER DE RECORTE AUTOMÁTICO para rótulos e etiquetas.Convidado neste episódio:Marcelo Fontes, gerente regional da VS Labels (00:01:05)Para saber mais:Linha VS Labels para rótulos e etiquetasSite: www.ondasimpressas.com.brEmail: ondasimpressaspodcast@gmail.comInscreva-se nos nossos canaisInstagram - @ondasimpressasLinkedIn - Ondas ImpressasX - @ondasimpressasYouTube - @ondasimpressas
O papel na cabeça do brasileiro
04-10-2023
O papel na cabeça do brasileiro
A indústria do papel e da impressão ainda é cerca por mitos sobre o impacto do papel no meio ambiente. Um dos principais é mais nefasto é a crença de que o consumo de papel provoca desmatamento.Pesquisa realizada neste ano a pedido da organização Two Sides revela que 71% dos consumidores brasileiros acreditam nisso, sendo que há muitas décadas toda a produção de celulose e papel no Brasil é feita a partir de árvores plantadas para esse fim!  Para discutir a visão do brasileiro em relação à comunicação impressa, o papel, as embalagens e os produtos de higiene trazida pela pesquisa Two Sides Trend Tracker, a jornalista Tânia Galluzzi e o consultor Hamilton Costa conversam com Fabio Mortara, presidente de Two Sides Brasil e América Latina. Ele enfatiza que a cadeia produtiva precisa fazer mais para comunicar à sociedade a real pegada ambiental do papel.Apesar de apontar o alto nível de desinformação, há pontos a serem comemorados, como o fato de 64% dos entrevistados preferirem ler livros impressos e de que 58% dos consumidores considerarem as embalagens em papel melhores para o meio ambiente. Convidado neste episódio:Fabio Mortara, presidente de Two Sides Brasil e AL (00:06:43)Para saber mais:Pesquisa Two Sides Trend TrackerSite: www.ondasimpressas.com.brEmail: ondasimpressaspodcast@gmail.comInscreva-se nos nossos canaisInstagram - @ondasimpressasLinkedIn - Ondas ImpressasTwitter - @ondasimpressasYouTube - @ondasimpressas
Obsolescência versus produtividade
30-08-2023
Obsolescência versus produtividade
Pesquisa recente da Confederação Nacional da Indústria, CNI, revelou que a idade média dos equipamentos na indústria de impressão é de 17 anos. Trata-se de uma das médias mais altas entre os 30 setores analisados.A indústria de impressão também está no grupo dos segmentos com maior potencial de renovação de suas máquinas, ou por estarem no limite do ciclo de vida recomendado pelo fabricante ou por já terem ultrapassado esse limite.Esse cenário é crítico porque equipamento antigo pode comprometer a corrida pela produtividade. Máquinas desatualizadas dão mais problema, têm maior custo de manutenção, sem falar na dificuldade de integração com sistemas mais modernos, que carregam os conceitos da indústria 4.0 e consomem menos recursos naturais.Para destrinchar esse assunto, a jornalista Tânia Galluzzi e o consultor Hamilton Costa conversam com Maria Carolina Marques, gerente de Estratégia e Competitividade da CNI e uma das responsáveis pela elaboração da sondagem Idade e Ciclo de Vidas das Máquinas e Equipamentos no Brasil. A pesquisa envolveu 2.038 indústrias de todo o país e foi realizada na primeira quinzena de junho de 2023.Convidados neste episódio:Maria Carolina Marques, CNI (00:14:34)Para saber mais:Sondagem Especial - Idade e Ciclo de Vida de Máquinas e Equipamentos no BrasilSite: www.ondasimpressas.com.brEmail: ondasimpressaspodcast@gmail.comInscreva-se nos nossos canaisInstagram - @ondasimpressasLinkedIn - Ondas ImpressasTwitter - @ondasimpressasYouTube - @ondasimpressas
O imbróglio dos livros didáticos em SP
16-08-2023
O imbróglio dos livros didáticos em SP
Há pouco mais de duas semanas o mercado editorial e os profissionais da educação foram surpreendidos com a recursa de São Paulo em receber os livros do Programa Nacional do Livro Didático, o PNLD 2024, destinado aos alunos do 6º ao 9º ano, abrindo mão de R$ 120 milhões em recursos federais. Alegando que as obras do MEC são rasas e desatualizadas, o secretario da educação, Ricardo Feder, disse inicialmente que o livro impresso seria substituído por conteúdo digital, apresentado em slides. Diante da reação negativa, ele alegou que as escolas poderiam imprimir o material para os alunos que desejassem, depois que a secretaria seria responsável pela impressão e, então, o governador anunciou que as escolas receberão livros produzidos e impressos pela própria Secretaria Estadual de Educação, acompanhados de material digital.A decisão afeta mais de um milhão de alunos e todo o universo do livro didático. Para discutir o assunto, a jornalista Tânia Galluzzi e o consultor Hamilton Costa conversam com  Ângelo Xavier e João Scortecci. Ângelo é diretor geral da Editora Moderna e presidente da Abrelivros, Associação Brasileira de Livros e Conteúdos Educacionais. Scortecci é fundador do Grupo Editorial Scortecci e presidente da Associação Brasileira da Indústria Gráfica, Abigraf-SP.Convidados neste episódio:Ângelo Xavier, Moderna, Abrelivros (00:07:47)João Scortecci, Grupo Editorial Scortecci, Abigraf-SP (00:33:23)Para saber mais:SP abre mão de verba para material didático e usará só livro digital a partir do 6º anoGoverno de SP não terá livros didáticos físicos nas escolas a partir de 2024Após defender material 100% digital, secretário diz que SP não aderiu ao PNLD porque livros do MEC não podem receber anotações de alunosEntenda como serão os livros que o governo Tarcísio quer entregar às escolasRelatório UNESCO
Conteúdo Patrocinado: tendências em rótulos & etiquetas
31-05-2023
Conteúdo Patrocinado: tendências em rótulos & etiquetas
Quatro grandes tendências dominam o setor de rótulos e etiquetas hoje: sustentabilidade, e-commerce, personalização e produtividade. Isso de acordo com Renato Rafael, gerente de produtos para América Latina, e Keyse Ramalho, gerente de desenvolvimento de negócios, ambos da Avery Dennison. Na conversa com a jornalista Tânia Galluzzi e o consultor Hamilton Costa, a dupla conta como a busca por produtos de menor impacto ambiental, a expansão do comércio eletrônico, as mudanças nos hábitos dos consumidores e o enfoque na produtividade estão impactando a indústria de etiquetas e rótulos autoadesivos.Eles ressaltam a necessidades de unir as habilidades e conhecimentos de diferentes áreas das empresas, como marketing, manufatura e compras, para desenvolver estratégias inovadoras e encontrar alternativas mais ecológicas.Destacam também os avanços da Avery Dennison nesse sentido, como o reconhecimento da Associação dos Recicladores de Plásticos (APR) conquistado neste ano, atestando que os filmes com adesivos acrílicos laminados fabricados pela empresa no Brasil não impactam o processo de reciclagem. Convidados neste episódio:Renato Rafael,  Avery Dennison (00:03:13)Keyse Ramalho, Avery Dennison (00:03:13)Para saber mais:Portifólio de soluções sustentáveis Avery DennisonSite: www.ondasimpressas.com.brEmail: ondasimpressaspodcast@gmail.comInscreva-se nos nossos canaisInstagram - @ondasimpressasLinkedIn - Ondas ImpressasTwitter - @ondasimpressasYouTube - @ondasimpressas
Reciclagem, precisamos falar disso
17-05-2023
Reciclagem, precisamos falar disso
A realidade é impiedosa. Apesar dos avanços trazidos pela Política Nacional de Resíduos Sólidos, PNRS, ainda estamos muito longe de um cenário minimamente aceitável quando se trata da reciclagem de resíduos pós-consumo. Os principais entraves segundo os especialistas são a falta de conscientização da população com relação ao descarte dos resíduos e as escassas ações voltadas para o devido tratamento desse material.Esse é um tema complexo, que envolve uma série de agentes e que precisa ser amplamente debatido pela indústria da impressão e por toda a sociedade. Para fomentar essa discussão, a jornalista Tânia Galluzzi e o consultor Hamilton Costa conversam com Pedro Vilas Boas, presidente executivo da Associação Nacional dos Aparistas, Anap, e com Marcella Bueno, diretora de operações da eureciclo,  startup que atua no mercado de reciclagem de embalagem. Enquanto Pedro traça um cenário bastante realista do segmento de aparas de papel, que vem sofrendo com o excesso de oferta, Marcella fala dos avanços dos certificados de reciclagem.Convidados neste episódio:Pedro Vilas Boas, Associação Nacional dos Aparistas, Anap (00:09:16)Marcella Bueno, eureciclo(00:24:28)Para saber mais:Índice de reciclagem no Brasil é de apenas 4%, diz AbrelpeTaxas de reciclagem - CempreNovo decretos e desafios para a reciclagem no BrasilTransformar pensamento em palavras Site: www.ondasimpressas.com.brEmail: ondasimpressaspodcast@gmail.comInscreva-se nos nossos canaisInstagram - @ondasimpressasLinkedIn - Ondas ImpressasTwitter - @ondasimpressasYouTube - @ondasimpressas
Gerenciamento de cores
19-04-2023
Gerenciamento de cores
A reprodução da cor é a essência da indústria da impressão. Com a evolução tecnológica, essa tarefa ganhou aliados, com equipamentos e sistemas capazes de conferir maior precisão ao processo, garantindo a consistência da cor e a tão desejada previsibilidade.  A soma dessas soluções e a sua própria aplicação dentro da indústria é o que chamamos de gerenciamento da cor, um universo cheio de possibilidade, sustentado por normas e padrões nacionais e internacionais.Só que, para muitas gráficas e convertedores, o gerenciamento de cores ainda é um bicho de sete cabeças que ameaça devorar a imagem do fornecedor de impressão perante o cliente.  Para desmistificar essa ideia, a jornalista Tânia Galluzzi e o consultor Hamilton Costa conversam com Bruno Mortara, superintendente do ABNT/CB-27, e com Pedro Gargalaca, diretor da Coralis. Bruno é consultor nas áreas de pré-impressão e impressão, com doutorado em Colorimetria pela USP. Pedro também é especialista em gestão da cor e ajuda a marcas a comunicarem e implementarem padrões de cores globalmente.Convidados neste episódio:Bruno Mortara, superintendente do ABNT/CB-27  (00:11:03)Pedro Gargalaca, diretor da Coralis (00:11:03)Para saber mais:Ayúdame con mi color! Diana Rivera e Alfredo PoloA Viagem de Chihiro - Hayao MiyazakiSuzume - Makoto ShinkaSite: www.ondasimpressas.com.brEmail: ondasimpressaspodcast@gmail.comInscreva-se nos nossos canaisInstagram - @ondasimpressasLinkedIn - Ondas ImpressasTwitter - @ondasimpressasYouTube - @ondasimpressas
Estruture o Comercial e venda mais
05-04-2023
Estruture o Comercial e venda mais
O ofício da venda ganha a cada dia novas ferramentas para facilitar a comunicação com o cliente.  Porém, antes de escolher uma delas é fundamental entender quem é esse cliente e como funciona o relacionamento cliente/fornecedor de impressão.Esse é o mote da conversa entre a jornalista Tânia Galluzzi e o consultor Hamilton Costa com Renata Centurión e Regiane Rocha. A Renata é especialista em venda B2B e diretora para América Latina da Winning by Design, com mais de 20 anos de experiência na área. A Regiane é gerente comercial da Printi, dedicada à formação de times de alta performance, com pessoas engajadas e comprometidas. As duas dão uma aula sobre a importância de parametrizar cada etapa do processo de venda. Discutem o valor da transparência na comunicação com o cliente e com a própria equipe comercial e a relevância de um time bem treinado e motivado. Falam também das ferramentas, várias delas gratuitas, que podem ajudar as empresas a conhecerem e fidelizarem seus clientes.  Convidadas neste episódio:Renata Centurión, Winning by Design  (00:06:05)Regiane Rocha, Printi (00:06:05)Ferramentas para automação de vendas:SalesforceTableauGoogle WorkspaceWhatsApp BusinessHubSpotPara saber mais:Dscoop Summit BrasilSite: www.ondasimpressas.com.brEmail: ondasimpressaspodcast@gmail.comInscreva-se nos nossos canaisInstagram - @ondasimpressasLinkedIn - Ondas ImpressasTwitter - @ondasimpressasYouTube - @ondasimpressas