De Adriano Moreira a Giorgia Meloni - Pânico e Normalização da Extrema-Direita

Comboio Suburbano

27-10-2022 • 1 hora 41 min

Meloni foi eleita primeira ministra de Itália, numas eleições em que, mais uma vez, a direita italiana passeou sem grandes dificuldades. Uma admiradora confessa de Mussolini, a sua eleição fez soar alarmes por toda a Europa e mundo Ocidental em geral, sobre a caminhada triunfante que a direita parece fazer em vários países europeus desde há algum tempo, com muitos a anunciar o "regresso do fascismo italiano".


Com a direita europeia em constante processo de radicalização e normalização e assimilação alternada em diferentes países europeus, faz sentido falar de uma ameaça fascista, como uma ruptura com as políticas europeias actuais? Que características levam a classificar estes movimentos como fascistas? A extrema direita ocidental actual pode classificar-se como tal? Essa classificação ajuda a combatê-la e ao capitalismo? Que dizer de fenómenos como o Bolsonarismo e o Trumpismo?


Sob o fundo da romantização e da vida e relativização da acção política de um importante quadro do Salazarismo, recebtemente falecido, a equipa habitual do Comboio Suburbano falará nesta live de como o capital se radicaliza politicamente e se a radicalização actual se pode ou não classificar dentro de diferentes definições de fascismo.


Para realizar essa reflexão o Comboio Suburbano Podcast, estará em live a 13 de outubro de 2022, as 20:00 no horário de Portugal Continental / 16:00 no horário de Brasília.