CASTNEWS #043 - Mudanças no iOS17 impactam downloads no Apple Podcasts

Pod Notícias

27-11-2023 • 17 min

ABERTURA

SEGUNDA-FEIRA, 27 DE NOVEMBRO DE 2023. EU SOU LEO LOPES E ESTÁ NO AR O CASTNEWS, O PODCAST SEMANAL QUE EM MAIS OU MENOS 15 MINUTOS INFORMA VOCÊ SOBRE TUDO O QUE ACONTECE DE MAIS IMPORTANTE NO MERCADO DE PODCASTS NO BRASIL E NO MUNDO.

Escalada

O impacto do iOS17 nos downloads do Apple Podcasts, a revelação de um acordo secreto entre Spotify e Google para isenção de taxas de comissão, dicas valiosas para produzir um release para o seu podcast e o lançamento de uma rede de podcasts liderada por indígenas na Austrália estão entre as principais notícias que você vai ouvir nesta 43ª edição do Castnews!

NOTÍCIAS

1 – De acordo com o relatório mensal da Libsyn que saiu na última terça-feira, o número de downloads do Apple Podcasts caiu pouco mais de 2% no mês de outubro. Essa queda já era esperada por conta das mudanças que vieram com a atualização do iOS 17.

Cê lembra que duas semanas atrás a gente falou que os episódios de podcast não iam mais ter downloads automáticos se o usuário da Apple ficasse um certo tempo sem acompanhar as assinaturas? Pois então, só com aquela informação, os especialistas já sabiam que ia ter consequência.

Embora não dê pra dizer que a mudança é a única razão pra queda dos downloads no último mês, também não dá pra descartar que o fim dos downloads automáticos afetou de forma direta as métricas da plataforma.

O relatório indicou queda em agosto, setembro e outubro, e a tendência é que os números caiam ainda mais nos próximos meses – isso porque muitos usuários ainda precisam atualizar os seus sistemas operacionais.

A gente já tinha cantado a pedra que esse negócio do ouvinte ter que ir manualmente atrás dos podcasts, era um tiro no pé. Mas, quem sabe, na próxima atualização isso não mude? Vamos ver.

2 – O Spotify anunciou que pretende encerrar suas atividades no Uruguai em 2024, caso uma nova lei aprovada pelo governo entre em vigor.

A nova lei exige que os artistas musicais sejam remunerados de forma justa e equitativa, e também que esses artistas recebam pelos plays das suas músicas em redes sociais e na internet.

O argumento do Spotify é que isso vai deixar o negócio da plataforma inviável, já que eles pagam cerca de 70% de cada dólar gerado pelas músicas direto pras gravadoras – então eles iam (supostamente) pagar pela mesma música duas vezes. Caso a lei não seja alterada, o Spotify vai se retirar do Uruguai até fevereiro de 2024.

O governo uruguaio, por enquanto, disse que as empresas como o Spotify não vão ser obrigadas a remunerar mais do que já é feito atualmente. Nesse aspecto, o Spotify está errado desde o começo, se tem alguém que precisa ganhar de forma justa pelas músicas, é o detentor dos direitos autorais, os artistas, aqueles que são os donos das músicas. Tocou? Eles tem que ser remunerados sim, e se o Spotify não estiver feliz com a lei de qualquer país, tem mais é que colocar a violinha no saco e ir tocar em outros lugares.

Aqui no Brasil, por outro lado, o Spotify tá criando novos investimentos em publicidade.

A empresa tá lançando um marketplace de anúncios de podcasts em cinco novos mercados: Brasil, Índia, Japão, México e Suécia.

E mesmo que eles não tenham anunciado a data de lançamento desse marketplace, alguns usuários já tiveram acesso ao painel através do Spotify For Podcasters, então fica ligado, que se você teve mais de 100 ouvintes nos últimos 60 dias, pode ser selecionado pra ativar a ferramenta e monetizar seu podcast a qualquer momento.

Taí, tá vendo? Quando o Spotify quer, faz as coisas direitinho.

3 – E ainda tem mais sobre o Spotify, hein:

Durante um julgamento movido pela Epic Games contra o Google, o chefe de parcerias globais da gigante de pesquisas revelou que a empresa sempre teve um acordo secreto com o Spotify, que não paga comissão quando os usuários assinam seus serviços pelo próprio aplicativo, enquanto paga uma taxa de 4% ao usar o sistema de pagamento do Google.

Esse “acordo especial” foi justificado porque sem o Spotify, o interesse dos usuários por produtos Android seria muito menor.

O Google afirmou no processo que existem outros acordos parecidos com parceiros, mas não mencionou nenhum outro nome.

Lembrando que a Epic Games processou o Google por discordar das taxas de compra na Play Store para dispositivos Android, onde a empresa cobra 30% dos desenvolvedores. Depois de recusar um acordo, a Epic criou seu próprio sistema de pagamento com preços mais baixos, então o Google removeu o jogo Fortnite da Play Store.

A parceria com o Spotify, no entanto, parece que segue firme e forte.

AINDA EM NOTÍCIAS DA SEMANA:

4 – A partir do ano que vem, o YouTube vai trazer novas diretrizes pro uso de inteligência artificial na plataforma.

A primeira mudança é que todos os conteúdos gerados por IAs deverão ser sinalizados, e a segunda é que a empresa vai derrubar vídeos e podcasts que apresentem conteúdo chocante como violência explícita ou gráfica.

Como ainda não existem leis pra lidar com conteúdos feitos por inteligência artificial, parece que o YouTube tá tentando não transformar o uso dos robôs em bagunça.

Enquanto isso, o aplicativo de podcasts Goodpods usou ferramentas de inteligência artificial pra criar descrições de podcasts sem o consentimento dos criadores, e muitas delas acabaram distorcendo o tema original dos podcasts e causando confusão.

Alguns podcasters ficaram revoltados, porque isso prejudica a descoberta e afeta negativamente a atração de novos ouvintes. A Goodpods se defendeu dizendo que as descrições geradas eram “só um teste”.

Eu acho que os podcasters não só têm todo o direito de reclamar, como tem o dever de reclamar mesmo. Imagina você se esforçar pra criar um programa legal, fazer um conteúdo caprichado, e depois ver as avaliações do seu podcast caindo porque um robô não soube interpretar o seus assuntos? É, no mínimo, complicado.

5 – O Festival Internacional de Criatividade de Cannes Lions mudou a categoria “Rádio & Áudio” para “Áudio & Rádio”, o que significa que agora existe um espaço mais amplo pra conteúdos sonoros.

A premiação não mencionou a nossa mídia nominalmente, mas com a mudança do título, a gente tem motivo pra acreditar que os podcasts já podem se inscrever na categoria para a próxima edição – estamos aqui só especulando.

Além disso, a competição agora exige sinalização sobre o uso de inteligência artificial nos projetos inscritos, e também informações sobre o contexto cultural de cada iniciativa.

As inscrições para o prêmio de Cannes começam dia 18 de janeiro, e o evento acontece entre os dias 17 e 21 de junho de 2024.

6 – E foi lançada na Austrália a BlakCast, uma rede de podcasts que não só é liderada por indígenas, mas também é dedicada a apresentar e apoiar histórias das comunidades nativas da Austrália.

A rede tem uma parceria com a iHeartMedia, que faz a distribuição pra novos públicos e gera receita pro BlakCast.

Quem idealizou o projeto foi Mundanara Bayles, premiada como Empresária Indígena do Ano, e que enfatizou que a BlakCast tá abrindo caminhos para um futuro mais inclusivo, que celebra e amplifica as vozes e histórias das comunidades indígenas.

E MAIS:

7 – A RSS.com, uma das principais hospedagens de podcast, lançou cartões de vales-presente pra comemorar o natal da forma mais podcaster possível.

Os cartões estão disponíveis em assinaturas de 3, 5, 8 ou 12 meses.

Eles podem ser resgatados até um ano depois da compra, enviados por e-mail para o presenteado e ativados através do cadastro com o mesmo e-mail no RSS.com. Se a pessoa que ganhou o presente já for cadastrada no RSS, a equipe de suporte da plataforma credita o valor do vale na sua conta.

8 – Nessa quarta-feira, dia 29, começa o Innovation Festival no Cubo Itaú em São Paulo.

O evento vai reunir vários líderes do mercado de conteúdo pra uma série de palestras, e um dos painéis é focado nos podcasts brasileiros.

O painel “A próxima temporada: os caminhos para o podcast no Brasil”, vai acontecer no dia 30 às 14h45 da tarde, com participação da Cris Bartis do podcast Mamilos, a Camila Fremder do É Nóia Minha? e o Theo Ruprecht do Ciência Suja, com a moderação do papo ficando por conta da Cris Naumovs.

Os ingressos pro festival estão disponíveis no Sympla, mas corre porque já está no último lote e eles podem acabar a qualquer momento – se já não acabaram.

9 – E nas dicas de produção da semana, a equipe do Castnews reuniu e publicou duas dicas importantes pra criar o famoso press release pro seu podcast.

Um bom comunicado de imprensa é uma ferramenta muito útil (e muito esquecida!) pra quem faz podcast de forma independente, então nada mais justo que a gente te ensinar mais esse artifício pra divulgar o seu trabalho.

Além disso, se você está se aventurando pelas novas águas dos podcasts no YouTube, lá no portal tem também uma matéria sobre como adicionar vídeos ao seu podcast pode render até 10 vezes mais assinantes na plataforma.

Não deixa de conferir tudo na íntegra lá no portal e de assinar a newsletter do Castnews pra receber essas e outras orientações toda semana em primeira mão.

HOJE NO GIRO SOBRE PESSOAS QUE FAZEM A MÍDIA:

10 – A 3ª Semana Podosfera Nipo-Brasileira começou no último sábado (25) e vai até 3 de dezembro, falando sobre tópicos que a gente gosta de discutir, como produção, empreendedorismo e monetização de podcasts.

O evento acontece todo ano, mas essa edição tá num capricho que olha… Não falo nada.

Tem palestrantes do Brasil, Japão, Alemanha e Estados Unidos reunindo produtores de podcast e entusiastas pra falar de tudo que mais importa pra nós.

O evento desse ano conta com quatro transmissões ao vivo, dois encontros virtuais e um presencial, e a programação completa você encontra no Instagram da Podosfera Nipo-Brasileira e, é claro, no Castnews.

SOBRE LANÇAMENTOS:

11 – A gente ainda está no mês que celebra a consciência negra no Brasil, então os dois lançamentos que a gente vai apresentar nessa edição, são produções que se encaixam no tema.

O primeiro deles é a série em áudio ‘Imprensa Negra no Brasil’, produzida e distribuída pela Radioagência Nacional, que já tem dois episódios publicados nas principais plataformas de áudio e no YouTube. O primeiro episódio do podcast fala sobre a criação do ‘O Mulato’ ou ‘O Homem de Côr’, primeiro periódico feito para pessoas negras, em 1833 – antes da escravidão ter sido abolida oficialmente.

Então se você quer saber mais sobre a história da imprensa no Brasil e como foi pra comunidade negra se inserir nesse mercado, não deixa de conferir a série. Todos os episódios têm transcrição do conteúdo e interpretação em Libras no YouTube.

12 – O outro lançamento que a gente precisa anunciar é do videocast Amazônia News. O programa busca aprofundar os laços entre a África e a Amazônia, com foco na transformação das relações internacionais entre o Brasil e o continente africano.

No episódio de estreia, os apresentadores Christina Hayne e Gilvan Capistrano receberam convidados pra falar sobre questões relacionadas às conexões globais da Amazônia, e ao longo dos próximos episódios esse formato vai se manter.

Por enquanto, o videocast está disponível apenas no YouTube – mas seria uma boa ideia se eles publicassem nas principais plataformas de áudio também, não dá trabalho nenhum, é super fácil de fazer. Se quiserem, entrem em contato que a gente ajuda vocês, beleza?

RECOMENDAÇÃO NACIONAL:

13 – E a nossa recomendação nacional dessa semana, é um encontro plural com a história e a cultura do sertão baiano: o podcast Calumbi.

Produzido por uma equipe muito caprichosa, apresentado pela Adriana Santana e pela Kerollen Hagnys, o Calumbi já entrevistou mais de 90 convidados, apresentando tudo o que tem de mais interessante e rico da cultura sertaneja e baiana. Já foi falado sobre a música do sertão, as origens de Bonfim, mulheres sertanejas que se destacam no campo da pesquisa… Muita coisa legal de verdade.

São 4 temporadas publicadas até agora e mais alguns episódios soltos, e o Calumbi está disponível como deve ser em todas as principais plataformas de podcast. Dica preciosa, assina lá, que você não vai se arrepender.

E você sempre pode divulgar trabalhos e oportunidades dentro da indústria do podcast, aqui no Castnews. Sejam vagas remuneradas ou vagas de participação em projetos, manda pra gente no e-mail contato@castnews.com.br que elas vão ser publicadas na nossa newsletter, que é enviada duas vezes por semana: na quarta e na sexta-feira. Além disso, você também pode mandar uma pequena apresentação do seu podcast, e se ele for o escolhido, vai aparecer aqui na nossa recomendação nacional da semana.

ENCERRAMENTO E CTA

E ESSAS FORAM AS NOTÍCIAS DESTA QUADRAGÉSIMA TERCEIRA EDIÇÃO DO CASTNEWS!

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O CASTNEWS É UMA INICIATIVA CONJUNTA DO BICHO DE GOIABA PODCASTS E DA RÁDIOFOBIA PODCAST E MULTIMÍDIA.

PARTICIPARAM DA PRODUÇÃO DESTE EPISÓDIO ANDRESSA ISFER, BRUNA YAMASAKI, EDUARDO SIERRA, LANA TÁVORA, LEO LOPES, RENATO BONTEMPO E THIAGO MIRO.

OBRIGADO PELO SEU DOWNLOAD E PELA SUA AUDIÊNCIA, E ATÉ A SEMANA QUE VEM!

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