Prato Cheio

O Joio e O Trigo

Podcast investigativo sobre alimentação, saúde e poder. Este é um projeto de O Joio e O Trigo, veículo independente de jornalismo. www.ojoioeotrigo.com.br read less
Sociedade e culturaSociedade e cultura
Saúde e fitnessSaúde e fitness
NotíciasNotícias
DocumentárioDocumentário
NutriçãoNutrição
PolíticaPolítica

Episódios

O rio vai virar mar
22-10-2024
O rio vai virar mar
Um rio de água salgada e contaminada. Um rio com tubarões. Uma população que vive no meio das águas, mas não tem água para tomar. No Amapá, o arquipélago famoso por causa da pororoca vê o mar avançar sobre o Amazonas, doenças se espalharem, as plantas morrerem, o açaí mudar de gosto. Casas desbarrancam. E a pororoca desaparece. Será um prenúncio do que vai acontecer à medida que o nível do mar suba? Em outros lugares do mundo, incluindo a foz do rio São Francisco, a salinização causa perdas e alertas. Esse episódio da temporada especial sobre água conversa com os moradores do Bailique, que não têm culpa nenhuma na crise climática, mas, vivendo na beira do Atlântico, viram o problema chegar primeiro.A ficha técnica completa, com todas as fontes de informação está disponível em nosso site. O Joio e o Prato Cheio são mantidos com o apoio de organizações da sociedade que atuam na promoção da alimentação adequada e saudável. Esta temporada tem o apoio da Fundação Heinrich Boll. ACT Promoção da Saúde, Oak Foundation, Fundação Ford, Instituto Ibirapitanga e Instituto Clima e Sociedade são apoiadores regulares dos nossos projetos.Entre em nosso canal do Whatsapp e fique mais perto da nossa comunidade. Contamos com a colaboração  de leitores e ouvintes para continuar produzindo conteúdo independente e de qualidade. Se puder nos apoiar financeiramente, todos os caminhos estão aqui. Se não puder, divulgue a Prato Cheio pra família e amigos, isso nos ajuda muito!
O império da proteína
23-04-2024
O império da proteína
Mapeada no século 19, a proteína foi convertida em um agente político e econômico. Enquanto as gorduras e os carboidratos atravessam uma crise de imagem, a proteína segue a ser vista como um supernutriente. Hoje, em vez de ser um componente dos alimentos, inverte a equação e faz dos alimentos um mero transportador das proteínas. Com a carne à frente, desde o século 19 a proteína tem embalado sonhos imperialistas e interpretações equivocadas sobre a dieta dos povos tradicionais. Neste primeiro de dois episódios, nossa equipe busca as origens dessa construção e por que, mesmo com tanta produção de proteína no mundo, segue-se a insistir na tese de escassez e riscos. A ficha técnica completa, com todas as fontes de informação está disponível em nosso site. O Joio e o Prato Cheio são mantidos com o apoio de organizações da sociedade que atuam na promoção da alimentação adequada e saudável. ACT Promoção da Saúde, Instituto Ibirapitanga, Instituto Clima e Sociedade e a Fundação Heinrich Boll são apoiadores regulares dos nossos projetos.Você já entrou no canal do Prato Cheio no Telegram? Ele é nosso fórum de discussão sobre o podcast, onde a gente também manda bastidores e curiosidades sobre a produção dos episódios e divulga com antecedência tudo que estamos fazendo. Aliás, pro Prato Cheio seguir produzindo conteúdo independente e de qualidade, a gente precisa da sua ajuda. Se puder nos apoiar financeiramente, todos os caminhos estão aqui. Se não puder, divulgue a Prato Cheio pra família e amigos, isso nos ajuda muito!
Amamentar: antes de ser um direito
20-02-2024
Amamentar: antes de ser um direito
As amas de leite foram, por muito tempo, as principais responsáveis pela nutrição infantil. Anúncios de jornais comprovam que o serviço prestado por essas mulheres, em sua maioria negras, se estendeu até o início do século 20. Mas, antes da abolição, em 1888, eram as escravizadas a desempenhar esse papel dentro das Casas Grandes. Foi nessa época que a medicina oitocentista passou a defender, sob discursos eugenistas, que o aleitamento era uma obrigação social e moral da mãe. Essa é uma trajetória de descontinuidades e nuances sobre a história da amamentação no Brasil. A ficha técnica completa, com todas as fontes de informação está disponível em nosso site. O Joio e o Prato Cheio são mantidos com o apoio de organizações da sociedade que atuam na promoção da alimentação adequada e saudável. ACT Promoção da Saúde, Instituto Ibirapitanga, Instituto Clima e Sociedade e a Fundação Heinrich Boll são apoiadores regulares dos nossos projetos.Você já entrou no canal do Prato Cheio no Telegram? Ele é nosso fórum de discussão sobre o podcast, onde a gente também manda bastidores e curiosidades sobre a produção dos episódios e divulga com antecedência tudo que estamos fazendo. Aliás, pro Prato Cheio seguir produzindo conteúdo independente e de qualidade, a gente precisa da sua ajuda. Se puder nos apoiar financeiramente, todos os caminhos estão aqui. Se não puder, divulgue a Prato Cheio pra família e amigos, isso nos ajuda muito!
Cimento, açúcar e aditivos
22-08-2023
Cimento, açúcar e aditivos
A resolução brasileira sobre aditivos alimentares tem quase duas mil páginas de substâncias liberadas para uso. O que sabemos sobre eventuais danos à saúde? Muito pouco. Mas o suficiente para entender que, quanto mais estudarmos, mais problemas aparecerão. E agora, o que fazer? Se os ultraprocessados são engenharias, os aditivos são o cimento. Os conduítes. Os fios elétricos. E, principalmente, são a massa corrida e as tintas. No terceiro episódio da série “A máquina de criar problemas”, nossa equipe vai até a cozinha tentar entender o funcionamento dos aditivos.A ficha técnica completa, com todas as fontes de informação está disponível em nosso site. O Joio e o Prato Cheio são mantidos com o apoio de organizações da sociedade que atuam na promoção da alimentação adequada e saudável. ACT Promoção da Saúde, Oxfam Brasil, Instituto Ibirapitanga, Instituto Clima e Sociedade, Instituto Serrapilheira e a Fundação Heinrich Boll são apoiadores regulares dos nossos projetos.Você já entrou no canal do Prato Cheio no Telegram? Ele é nosso fórum de discussão sobre o podcast, onde a gente também manda bastidores e curiosidades sobre a produção dos episódios e divulga com antecedência tudo que estamos fazendo. Aliás, pro Prato Cheio seguir produzindo conteúdo independente e de qualidade, a gente precisa da sua ajuda. Se puder nos apoiar financeiramente, todos os caminhos estão aqui. Se não puder, divulgue a Prato Cheio pra família e amigos, isso nos ajuda muito!