Debate #30 | A Vacina Calixcoca, Anti-Cocaína e Crack

Maconhômetro

23-12-2023 • 1 hora 32 min

Tá nos ares +1 Maconhômetro Debate, um projeto do Cannabis Monitor em parceria com a Plataforma Brasileira de Políticas de Drogas, com a proposta de contextualizar e aprofundar temas relevantes envolvendo a maconha e a política de drogas no Brasil e no mundo.

Nesse episódio, Kya Mesquita media um papo sobre a muito alardeada e polêmica Vacina anti-cocaína e crack, que está sendo desenvolvida no Brasil.

A notícia se espalhou nos jornais e nas redes sociais: A UFMG está desenvolvendo uma vacina chamada Calixcoca, que promete ser eficaz no tratamento da dependência de cocaína e seus derivados, como o crack.

Diante disso, algumas perguntas surgem no campo antiproibicionista como:

  • uma vacina "anti-dependência química" pode ser uma solução mágica para lidar com esse grave problema biopsicossocial?
  • A solução dos problemas sociais relacionados ao uso de drogas é farmacêutica?
  • O contexto social de desigualdade, que é brutal no Brasil, seguirá sendo negligenciado na busca por soluções transformadoras?

Para aprofundar, contextualizar e compreender melhor esse rolê todo e seus atravessamentos, por uma perspectiva antiproibicionista, recebemos para uma troca de ideias, que está uma verdadeira aula:

  • a Maria Angélica Comis, que é Psicóloga, redutora de danos, especialista em medicina comportamental e terapia cognitiva comportamental e mestre em Ciências pela Unifesp. Ela foi assessora de políticas sobre álcool e drogas da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania do município de São Paulo e Ex-Coordenadora Geral e de Advocacy do Centro de Convivência É De Lei. Atualmente é assessora parlamentar e vice presidente da REDUC.
  • e a Andrea Gallassi, que é Terapeuta Ocupacional com mestrado e doutorado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, e dois pós-doutorados, um pelo Centro de Dependência Química e Saúde Mental da Universidade de Toronto no Canadá, e outro pela Divisão de Doenças Infecciosas e Saúde Pública Global da Faculdade de Medicina da Universidade da Califórnia San Diego. É Professora Associada da Universidade de Brasília (UnB) e coordenadora do Centro de Referência sobre Drogas e Vulnerabilidades Associadas.

Confira e fique por dentro!

Apoie o Cannabis Monitor: http://apoia.se/cannabismonitor