Debate #29 | A Luta Antimanicomial no Brasil

Maconhômetro

27-10-2023 • 1 hora 7 min

Tá nos ares +1 Maconhômetro Debate, um projeto do Cannabis Monitor em parceria com a Plataforma Brasileira de Políticas de Drogas, com a proposta de contextualizar e aprofundar temas relevantes envolvendo a maconha e a política de drogas no Brasil e no mundo.

Nesse episódio, Monique Prado media um papo sobre a luta antimanicomial no Brasil e como ela se relaciona com a luta antiproibicionista.

O Movimento Nacional da Luta Antimanicomial, que tem a psiquiatra Nise da Silveira como um símbolo de atuação, teve início na década de 1970 a partir de discussões sobre a assistência psiquiátrica oferecida nos manicômios e da crítica ao saber psiquiátrico e ao seu papel de repressão e controle social.

Esta luta conquistou, em 2001, a implementação da Lei Nº 10.216/2001, que é conhecida como a Lei Antimanicomial, que reorientou o modelo de assistência a pessoas com transtornos mentais e passou a reconhecer e proteger seus direitos.

Ainda assim, esse Movimento segue lutando em defesa do SUS e para promover o debate público sobre a segregação e o higienismo social, uma vez que ainda há pessoas que vivem em um modelo asilar e passam por situações violadoras de direitos no país.

Nesse episódio, tivemos a oportunidade de aprofundar o olhar, contextualizar e compreender um pouco mais sobre essa luta e seus atravessamentos em um papo com os especialistas Luciana Surjus (DiV3rso: Saúde Mental, Redução de Danos e Direitos Humanos), Chico Cordeiro (Plataforma Brasileira de Política de Drogas) e Daniel Melo (Frente Mineira Drogas e Direitos Humanos).

Confira e fique por dentro!

Apoie o Cannabis Monitor: http://apoia.se/cannabismonitor