Nos anos 1970, o Estado brasileiro operava a partir de dois pressupostos: o de que no coração do país havia um imenso "vazio demográfico", e o de que os poucos indígenas que moravam por lá estavam fadados a sumir. Essas duas ideias começaram a ruir a partir de uma iniciativa que uniu, em rede, antropólogos, pesquisadores e lideranças, e que executou uma tarefa ao mesmo tempo simples e monumental: tentar entender quem e quantos eram os povos indígenas no país.
No episódio dessa semana, ouvimos Beto Ricardo, do ISA, que embarcou nessa missão junto com a companheira dele, Fany Ricardo. Idjahure Terena conta essa e outras duas histórias interligadas sobre a primavera do movimento indígena no Brasil: um programa de rádio pioneiro do Ailton Krenak e a carreira idiossincrática do Mac Suara Kadiwel, o primeiro ator indígena a estrelar um grande filme brasileiro.
Garanta sua plaquete do Rádio Novelo Apresenta: https://radionovelo.com.br/plaquetes
Siga o perfil da Rádio Novelo no Instagram: https://www.instagram.com/radionovelo/
Siga o canal da Rádio Novelo no WhatsApp: https://radionovelo.com.br/whatsapp
Inscreva-se na nossa newsletter e receba o link para o episódio, dicas culturais da nossa equipe e mais direto na sua caixa de e-mail https://bit.ly/newsletterna
Existem muitas formas de esbarrar com uma boa história. E a gente quer saber: como você conheceu os podcasts da Rádio Novelo? É só clicar no link pra responder: https://radionovelo.com.br/responda
(A história "Programa de índio" foi produzida com apoio do Instituto Socioambiental, o ISA. Há 30 anos, o ISA trata meio ambiente e pessoas de forma integrada, e luta em defesa dos direitos de povos indígenas, quilombolas, ribeirinhos e comunidades tradicionais nos corredores de Brasília, nas aldeias e nas comunidades.)
Palavras-chave: ISA, Ailton Krenak, Mac Suara Kadiwel, Macsuara, Avaeté
Learn more about your ad choices. Visit megaphone.fm/adchoices