RodaCast - Canal de Podcast do Dôdi

Jornalista Inclusivo

RodaCast é o canal de podcast do site JornalistaInclusivo.com, com episódios apresentados pelo cantor e compositor Dôdi – músico tetraplégico e IT Specialist. Dôdi criou a série 'Na Escuridão da Luz', onde fala sobre tecnologia, arte, cultura, política, tetraplegia, música, sexo, drogas e muitos mais. Douglas "Dôdi" Jericó é músico desde os 9 anos de idade. Tem um repertório autoral com EPs, singles e vídeos. Ele está tetraplégico desde 2009, é Bacharel em Sistemas de Informações e Técnico em Análise e Desenvolvimento de Softwares. read less
Sociedade e culturaSociedade e cultura

Episódios

Como um tetraplégico melhora a acessibilidade através da automatização?
17-09-2022
Como um tetraplégico melhora a acessibilidade através da automatização?
Tetraplégico desde 2009, o músico e especialista em tecnologia da informação Dôdi conta como melhorou sua vida com mais acessibilidade através da automatização e pitadas de tecnologia Quem não vive a tetraplegia ou não convive com alguma pessoa com essa característica, talvez não saiba como é precisar dos outros para tarefas simples do dia a dia. Acender e apagar as luzes, ligar a televisão, trocar de canal e ajustar o volume sozinho, mesmo sem qualquer movimento dos ombros para baixo, é totalmente possível e libertador. Hoje em dia existe uma infinidade de opções em equipamentos e gadgets para criar automatizações de acordo com suas necessidades, de diversas marcas e preços. São diversas possibilidades que vão aumentar sua autonomia, independência e privacidade. Neste episódio do Podcast do Dôdi, no RodaCast, ele conta como sua vida melhorou usando esses dispositivos tecnológicos, explica como os utiliza em sua casa e dá até algumas dicas. O adaptador de tomada Wi-Fi, por exemplo, é uma boa maneira de começar a transformar sua casa em uma smart home. Por meio dos adaptadores de tomada, todos os eletrodomésticos e eletrônicos ficam inteligentes sem precisarem ser trocados por modelos mais atuais. Outra possibilidade é a lâmpada inteligente, que permite controlar a iluminação por comandos de voz, seja com o Google Assistente, Alexa ou outro assistente. É possível economizar energia, personalizar sua residência e deixar um cômodo mais confortável para assistir um filme, por exemplo, definir um ambiente com luz fria na hora de trabalhar ou com luz mais quente na hora de ler um livro, entre outros benefícios. Outro gadget indispensável e fácil de usar é a central de controle infravermelho universal. Quando a pessoa não tem movimentos em membros superiores, ligar dispositivos como a TV, sozinho, é uma tarefa impossível. Principalmente quando se trata de equipamentos com ar-condicionado, sem integração com a rede Wi-Fi. Com um controle universal, fundamental e barato, uma pessoa com tetraplegia pode ligar ou desligar a TV, trocar de canal e ajustar a temperatura do ar-condicionado até mesmo antes de entrar em casa, controlando todos os equipamentos por infravermelho, desde que suportem essa tecnologia. Além de mostrar equipamentos com o Colibri, mouse sem fios de acoplar nos óculos para controlar dispositivos com movimentos da cabeça e piscadelas, Dôdi também dá comandos de voz usando a Alexa e o Google Assistente para trolar sua mãe, no finalzinho do episódio. Confira!
Controle o celular sem usar a mão | Podcast do Dôdi
20-02-2022
Controle o celular sem usar a mão | Podcast do Dôdi
De volta com mais um episódio do RodaCast, para falar sobre o Colibri: mouse de cabeça que permite controlar dispositivos eletrônicos sem precisar usar as mãos  O RodaCast – Seu Canal de Podcast Acessível & Inclusivo segue na 2ª temporada da série “Na Escuridão da Luz”, comandada pelo músico e desenvolvedor de sistemas Dôdi. Neste episódio, o cantor e compositor que perdeu os movimentos após uma lesão medular, mostra como controlar dispositivos eletrônicos sem usar as mãos. Tetraplégico desde 2009, Dôdi sempre pesquisou tecnologias que facilitassem nas suas atividades do dia a dia, para trabalhar, para o lazer ou gravar suas composições e até na criação do próprio site, onde disponibiliza todas as suas músicas para download totalmente gratuito. Com a evolução de tecnologias assistivas para pessoas com deficiência, um mouse de cabeça para controlar dispositivos eletrônicos é grande aliado da acessibilidade digital na web, sites e aplicativos, como complemento tecnológico fácil de adquirir e utilizar no dia a dia. Para nossa felicidade, recentemente circulou em grupos do WhatsApp, o vídeo de uma pessoa usando um óculos colorido e controlando o celular com os movimentos da cabeça. O autor desse post que viralizou é o Adriano Assis, CEO e fundador da startup TiX – Tecnologia Assistiva, sediada em Belo Horizonte (MG). A TiX desenvolveu, entre outras ferramentas, o Colibri: um dispositivo sem fios para que a pessoa com pouca mobilidade, que não pode usar as mãos, consiga controlar celulares, tablets e computadores apenas com movimentos da cabeça e o piscar dos olhos. O Colibri é capaz de captar movimentos intuitivos para controlar o ponteiro do mouse com precisão. Além de prático, o mouse de cabeça é leve, tem bateria recarregável e não precisa instalar nada no computador ou celular. Basta parear com o bluetooth e começar a usar. Para saber mais, acesse a matéria sobre o Colibri: Mouse de cabeça permite controlar celular, tablet e computador sem usar as mãos, assista este episódio no YouTube ou acesse o site da empresa.
Aceitação do tetraplégico raiz | Podcast do Dôdi
12-09-2021
Aceitação do tetraplégico raiz | Podcast do Dôdi
RodaCast – Seu Canal de Podcast Acessível & Inclusivo apresenta o 5º episódio da série “Na Escuridão da Luz” Dôdi está de volta com a 2ª temporada de podcasts no JornalistaInclusivo.com, para falar como a aceitação do tetraplégico raiz garante uma vida repleta de possibilidades positivas Depois das merecidas e extensas férias, o RodaCast está de volta com o podcast do Dôdi, para falar sobre o tema "a aceitação de um tetraplégico raiz". Cantor e compositor, ele apresenta o 5º episódio no seu canal de podcast acessível e inclusivo. Já na segunda temporada da série “Na Escuridão da Luz”, o artista independente fala em encarar os desafios no dia a dia e vai além: “Se você consegue enxergar a nobreza das dificuldades da vida, você está pronto para qualquer coisa”, garante o músico, tetraplégico há 12 anos. “A aceitação da nova condição diante a perda dos movimentos do corpo, em frente a realidade de não existir cura para as sequelas da lesão medular, talvez seja o principal caminho para ser lançado a uma nova vida repleta de possibilidades positivas”, sugere ele. Por outro lado, o Especialista em TI é realista: “É claro que as possibilidades negativas estarão presentes com ou sem essa aceitação, e esse é o ponto de reflexão desse meu novo podcast, para o RodaCast, by JornalistaInclusivo.com”. Paralelo às atividades como IT Specialist na IBM, Douglas “Dôdi” Jericó é músico desde muito antes da queda que o deixou tetraplégico, em 2009. Iniciou no violão quando tinha oito anos, fez aulas de canto e começou a compor. Hoje, com cerca de 300 composições autorais, tem uma discografia de 8 álbuns e 4 singles lançados. Antes da tetraplegia, Dôdi se apresentou entre 1997 e 2005, com diversos vídeos e músicas na Internet e foi finalista do Reality Show Popstars (2003/SBT). Após a lesão medular completa, na região cervical fez diversas apresentações e shows, de 2014 a 2019. Desde 2010, já contou sua história em canais como TV Record, Bandeirantes, Rede TV, Jornal Estado de SP, revista Incluir, Veja entre outras. Outro marco em sua carreira, em 2014, Dôdi foi o primeiro tetraplégico brasileiro a lançar um trabalho autoral musical no Brasil. No último sábado (11), Dôdi participou do TEDxMacedo, na primeira edição do ano de 2021, que abordou o tema Ideias Sobre Masculinidades, continuando a conversa sobre equidade de gênero, iniciada na edição do TEDxMacedoWomen 2020. TEDx é um programa de eventos locais auto-organizados que reúne pessoas para compartilhar uma experiência semelhante a conferência TED. O evento é chamado TEDxMacedo, onde x = evento TED organizado de forma independente. No evento TEDxMacedo, o vídeo do TED Talks e os palestrantes ao vivo são combinados para estimular discussões e conexão em um pequeno grupo. Para assistir, basta acessar o canal do evento no YouTube.
Como um músico tetraplégico compõe? | Podcast do Dôdi
15-04-2021
Como um músico tetraplégico compõe? | Podcast do Dôdi
No 4º episódio da 2ª temporada de podcasts “Na Escuridão da Luz”, no RodaCast, o artista independente Dôdi fala sobre suas canções e mostra como um músico tetraplégico compõe Cadeirante há 12 anos, o artista independente Dôdi, analista de sistemas, explica como um músico tetraplégico compõe. Criador da série “Na Escuridão da Luz”, ele fala sobre seu trabalho autoral e relembra desde as composições do seu primeiro álbum, até as mais atuais. Músico desde os 9 anos de idade, hoje com 39, Dôdi tem em seu repertório um disco profissional, lançado em 2013, cinco EP's e seis singles. Neste episódio, para apresentar as músicas ele usa seu site, onde é possível acessar as letras e fazer download gratuito das canções. Enquanto lembra das composições e inspirações, o compositor conta sobre particularidades, e fala da época em que ficou internado, quando lesionou a medula. Inclusive, o álbum “...e adeus Carina”, não se trata de uma mulher chamada Carina, mas sim o respirador – geralmente utilizado por pessoas com lesão medular cervical. Antes de entrar em detalhes sobre as composições e gravações, Dôdi, que não tem movimentos dos ombros para baixo, explica como utiliza o computador e o quanto a acessibilidade digital foi determinante para voltar a trabalhar, criar, compor e muito mais. Douglas “Dôdi” Jericó é formado em Sistemas de Informações e Técnico em Análise e Desenvolvimento de Softwares. Atualmente trabalha na IBM Brasil como IT Specialist. Como músico, antes de ficar tetraplégico, se apresentou entre 1997 e 2005, com diversos vídeos e músicas na Internet. Dôdi também foi finalista do Reality Show Popstars (2003/SBT). Após a lesão medular completa, na região cervical – como conta no podcast -, Dôdi também fez diversas apresentações e shows, em cadeira de rodas e acompanhado por bandas, de 2014 a 2019. UM CANAL PODCAST EM PLATAFORMAS DE ÁUDIO E DE VÍDEO Essa segunda temporada do RodaCast ganhou versão em vídeo para que pessoas surdas e com deficiência auditiva possam ativar as legendas automáticas e ter acesso ao conteúdo. Os podcasts podem ser acessados em nosso portal jornalistainclusivo.com/rodacast, no site anchor.fm/rodacast, no Spotify e outras plataformas de streaming, no link da bio no Instagram, no YouTube (bit.ly/YoutubeJornalistaInclusivo) e Facebook. Quem quiser participar ou sugerir um tema é só entrar em contato. Envie sua mensagem nas redes sociais @jornalistainclusivo, na área de contato do site, ou no e-mail: contato@jornalistainclusivo.com
BBB e Pessoas com deficiência. Como seria? | Podcast do Dôdi
09-03-2021
BBB e Pessoas com deficiência. Como seria? | Podcast do Dôdi
No terceiro episódio do RodaCast – Seu canal de Podcast Acessível & Inclusivo, o músico tetraplégico Dôdi propõe a discussão sobre o BBB e as pessoas com deficiência (PcDs): “Como seria o Big Brother Brasil de PcDs”? Dôdi traz a pauta "imaginem o BBB com tetraplégicos ou outras PcDs", em seu novo podcast da temporada 2021 da sua série "Na escuridão da Luz" – que agora, além do site jornalistainclusivo.com, anchor.fm e Spotify, também ganhou versão em vídeo, no canal do YouTube. Como seria a audiência, a repercussão sobre as adaptações necessárias para acomodar a realidade desses participantes e cuidadores? O que seria o maior diferencial de uma edição nesses moldes – assuntos que trariam à tona a quebra de tabus, mitos, dúvidas sobre esse universo? Dôdi, que está tetraplégico há mais de uma década, questiona: Como ficaria a imagem dos participantes demonstrando sua socialização no clima do jogo? “A convivência já é um assunto complexo para não PcDs, agora imaginem um BBB apenas com tetras, imaginem tetras misturados com ‘não PcDs’ ou mesmo diferentes PcDs”, propõe o compositor. Mas no fim, o que mais parece uma forma utópica de inclusão, um BBB com PcDs deixa mais dúvidas que certezas: Como um tetraplégico sem movimentos conversaria com um surdo? A casa teria automações? Programas de TV dariam foco para a preparação da casa? O mundo assistiria esse BBB, ou apenas o Brasil? Confira no podcast do Dôdi. UM CANAL PODCAST EM PLATAFORMAS DE ÁUDIO E AGORA EM VÍDEO Essa segunda temporada da série “Na Escuridão da Luz” no RodaCast, além do áudio também está em vídeo no canal no YouTube e, posteriormente, no Facebook. Assim, pessoas surdas e com deficiência auditiva podem ativar as legendas para curtir o conteúdo. Os podcasts podem ser acessados em nosso portal jornalistainclusivo.com/rodacast, no site anchor.fm/rodacast, no Spotify e outras plataformas de streaming, no link da bio no Instagram, no YouTube (bit.ly/YoutubeJornalistaInclusivo) e Facebook. Se você quiser participar ou sugerir um tema é só entrar em contato. Envie sua mensagem pra gente nas redes sociais @jornalistainclusivo, na área de contato do site, ou no e-mail: contato@jornalistainclusivo.com
Como um tetraplégico faz sexo? | Podcast do Dôdi
10-02-2021
Como um tetraplégico faz sexo? | Podcast do Dôdi
Em seu segundo podcast de 2021 no RodaCast, by jornalistainclusivo.com, o músico tetraplégico Dôdi entra na questão das experiências com sua sexualidade pós lesão medular. Um tema muito delicado para pessoas com ou sem lesão medular. Aqui, no Seu Canal de Podcast Acessível & Inclusivo, Dôdi expõe sua trajetória de descobertas e vivências em busca de se encontrar com os prazeres e possibilidades, dentro de uma condição limitada em alguns pontos e totalmente ilimitada em outros. Esse podcast é uma busca respeitosa do cantor e compositor, em tentar orientar algumas pessoas que o procuraram para se informar sobre sexualidade com lesão medular, assim como o próprio Dôdi também fez, quando ficou tetraplégico. Dúvidas, medos, incertezas, limites, cuidados, tabus, práticas e muitas orientações de Dôdi estão registradas nesse importante registro de um tetraplégico que continua se descobrindo. A intenção é destacar que o primeiro e mais importante passo - não somente para um lesado medular, mas para qualquer pessoa ter uma vida sexual prazerosa é justamente ter prazer em ser ela mesma. UM CANAL DE PODCAST NAS PLATAFORMAS DE AUDIO E AGORA EM VÍDEO! Já na segunda temporada, a série “Na Escuridão da Luz” – criada pelo Dôdi para o RodaCast, no site Jornalista Inclusivo, além do áudio também ganhou versão em vídeo para o canal no YouTube e no Facebook. Dessa forma, pessoas surdas e com deficiência auditiva podem ativar as legendas e consumir o conteúdo. Seja como for, o RodaCast pode ser acessado no site oficial jornalistainclusivo.com/rodacast, no site anchor.fm/rodacast, que faz a distribuição para o Spotify e principais plataformas de streaming, no link da bio no Instagram e outras redes sociais @jornalistainclusivo. Ah, e só lembrando que se você quiser participar, ou sugerir algum tema é só entrar em contato. Envia sua mensagem pra gente nas redes sociais, na área de contato do site, ou pelo e-mail: contato@jornalistainclusivo.com
O que fazer com seu agora? | Podcast do Dôdi
24-01-2021
O que fazer com seu agora? | Podcast do Dôdi
RodaCast– O seu canal de podcast Acessível & Inclusivo, no JornalistaInclusivo.com, apresenta o 1º Episódio da 2ª temporada da série Na Escuridão da Luz: O que fazer com seu agora? 2021 chegou, e com ele a temporada da série apresentada pelo Dôdi – músico tetraplégico, com uma novidade: A estreia o RodaCast na versão em vídeo, no canal do JornalistaInclusivo.com no YouTube. Nesse episódio de abertura, usando seus “óculos biônicos” do mouse Sip and Puff Switch, o desenvolvedor de sistemas da IBM Douglas “Dôdi” Jericó comenta os aprendizados da sociedade em 2021, e convida o expectador a refletir sobre como trabalhar a ansiedade, depressão entre outras sequelas de tudo de ruim que veio de bagagem em 2020. E com a criatividade do compositor que é, o cantor até sugere orientações de como usar o seu presente momento, “tirando leite de pedra, para fazer limonada com os limões que a vida traz" – em outras palavras, para tirar boas coisas das coisas ruins. Para isso, Dôdi incentiva os ouvintes e expectadores a exercer o amor, a consciência do seu papel na sociedade, e a importância de deixar de lado o individualismo e usar o seu agora com uma visão voltada ao coletivo. Então, vem com a gente nessa segunda temporada do RodaCast, que agora, além de ouvir em qualquer plataforma do @jornalistainclusivo, são 8 canais de streaming, no site, você também pode assistir no YouTube, e até no próprio link da bio do Instagram, sem precisar sair do App. #Partiu 2021?! Bóra lá!!! Ah, e só lembrando que se você quiser participar, ou sugerir algum tema é só entrar em contato. Envia sua mensagem pra gente nas redes sociais, na área de contato do site, ou pelo e-mail: (contato@jornalistainclusivo.com).
Retrospectiva 2020: RodaCast vem com tudo em 2021
31-12-2020
Retrospectiva 2020: RodaCast vem com tudo em 2021
O músico tetraplégico Dôdi apresenta seu último Podcast do ano e da série “Na Escuridão da Luz”, fazendo a Retrospectiva 2020 – e abrindo espaço para a nova temporada Em seu 10º episódio do RodaCast – O seu Canal de Podcast Acessível & Inclusivo no JornalistaInclusivo.com, o músico tetraplégico Dôdi apresenta sua Retrospectiva 2020. Neste último episódio do ano, o artista finaliza a série "Na escuridão da Luz", dando espaço a nova temporada 2021. Dôdi relembra os nove episódios anteriores, e todas as polêmicas envolvendo o medo que sempre teve em expor suas opiniões em um mundo muitas vezes intolerante com a democracia em se expor opiniões sobre assuntos da sociedade. Desenvolvedor e Team Leader de LGPD de multinacional, o Analista de Sistemas Douglas “Dôdi” Jericó revê seus comentários sobre religião, política, autoestima, gratidão, música, intolerância, capacitismo, pandemia e acessibilidade, entre outros temas de seus podcasts. Com diversas composições espalhadas nas principais plataformas de streaming, Dôdi fala ainda sobre seus aprendizados, autocrítica e reconhecimento da sua imperfeição, como de todas as pessoas. O RodaCast, canal exclusivo do site de notícias “Jornalista Inclusivo – Acessibilidade & Inclusão através da Informação” se despede da série “Na Escuridão da Luz”, criada pelo Dôdi, que retorna em 2021 trazendo muitas novidades. Em 2020, entre Junho e Dezembro, o Dôdi gravou e editou seus próprios podcasts, sempre com muito carinho e comprometimento. E, é claro, um pouquinho de cobrança deste editor que vos escreve. Confira a lista de episódios do RodaCast: Eu, Dôdi – 26/05/2020; Dôdi responde Regina de Sá – 08/06/2020; Dôdi responde Angela Pinheiro – 08/07/2027; Se Eu Soubesse Que Aquela Seria a Última Vez – 27/07/2020; Tetraplégico Desenvolvendo Softwares – 02/09/2020; Dôdi conversa com a fisio Carol Nunes – 18/09/2020; Redes Sociais e Felicidade – 01/10/2020; Acreditando em Você – 09/11/2020; Eleições 2020 e PcDs na Política – 19/11/2020; Retrospectiva 2020 – 30/12/2020.
Eleições 2020 e PcDs na Política, por Dôdi
19-11-2020
Eleições 2020 e PcDs na Política, por Dôdi
Assunto do momento no Brasil, e aqui no RodaCast – Seu Canal de Podcast Acessível & Inclusivo, “Eleições 2020 e PcDs na Política” é o foco central do 9º episódio da série “Na Escuridão da Luz”, comandada por Dôdi. Neste novo podcast do portal Jornalista Inclusivo, o músico tetraplégico Dôdi fala sobre política a partir de uma história particular que marcou sua vida. Segundo ele, foi o que o incentivou a buscar respostas para a seguinte questão: Por que as pessoas não são honestas quando mais precisam? Dôdi, que atualmente é Desenvolvedor e Team Leader de LGPD de uma multinacional, lembra de um episódio ocorrido na sua infância, envolvendo a escola, outros alunos e até seus pais, e confessa: “Foi a primeira vez que tive a oportunidade de ter dinheiro nas minhas mãos. E eu só fiz besteira! Mas foi uma das experiências mais marcantes da minha vida.” Dôdi traça uma argumentação sobre crescimento espiritual, honestidade e ego, tentado argumentar que tem a convicção de que é preciso se discutir política. E que para consertar os sistemas e as pessoas, devemos usar as ferramentas e esforços que estiverem todos os dias ao nosso alcance. “Não existe, na minha opinião, nenhum ser humano 100% confiável. Não dá pra acreditar nisso. Eu não acredito. Você pode pegar qualquer pessoa, por mais que você acredite que essa pessoa seja honesta, dê poder a essa pessoa para ver o que vai acontecer.” Neste episódio, o podcaster Dôdi relaciona a política como reflexo da sociedade. Fala sobre questões como o acesso a boa educação, as formas de preconceito, e o papel de cada um na sociedade. ACESSE: jornalistainclusivo.com/rodacast
Tetraplégico Desenvolvendo Softwares, por Dôdi
02-09-2020
Tetraplégico Desenvolvendo Softwares, por Dôdi
Este é 5º Episódio da série “Na Escuridão da Luz”, no RodaCast, canal de Podcast do site Jornalista Inclusivo – Acessibilidade & Inclusão  através da Informação Em seu novo Podcast, Dôdi é entrevistado pelo idealizador do portal Jornalista Inclusivo, Rafael Ferraz Carpi. Rafael questiona Dôdi sobre sua formação, trajetória profissional, mundo da música e suas vivências com acessibilidade no ramo profissional depois de sua lesão medular. Para quem não sabe, Douglas “Dôdi” Jericó é formado em Processamento de Dados, Bacharel em Sistemas de Informações e Técnico em Análise e Desenvolvimento de Softwares. Atualmente trabalha na IBM Brasil como IT Specialist. Muita gente conhece o Dôdi músico, que se apresentou durante 1997 e 2005, em diversos shows com vídeos e músicas autorais na Internet. Foi finalista do Reality Show Popstars (2003/SBT), lançou seu primeiro álbum em 2013, quando passou a usar o nome artístico Dôdi (apelido dado por sua irmã na infância). Tetraplégico desde 2009, além de artista independente com repertório nas principais plataformas internacionais de streaming, Dôdi também apresenta palestras motivacionais. Confira o seu 4º EP, recém lançado com duas músicas inéditas, “Tudo Pode Ser” e “Ninguém Como Deus”, além das regravações, “Cada Dia” e “Quando Há Verdade”, acessando seu site oficial: zakisdodi.wixsite.com/website Uma nova produção com Edu Oliveira, o trabalho conta com as vozes de Anderson de Souza Lopes da Silva. Todas as músicas são de Dôdi, sendo “Cada Dia” e “Tudo Pode Ser” em parceria com Allan Alencar e Ronie Patrick, e “Quando Há Verdade” em parceria com Victor Simar.