As oportunidades que perdi por ser preto e PCD

Histórias para ouvir lavando louça

19-12-2023 • 20 min

O Henrique é um homem negro, PcD, e lidou com a ausência do próprio pai durante toda a vida. O pai dele faleceu quando ele tinha apenas 5 anos e, apesar dele ter crescido em uma família repleta de amor, a orfandade trouxe diversas questões. Hoje, ele luta para ser o pai que não teve para a sua filha, Mariana.

Henrique é o filho caçula da família e na época do falecimento do pai, o irmão e a irmã tinham respectivamente 13 e 12 anos. Por isso, tanto o irmão mais velho, quanto o marido da tia se tornaram as referências paternas dele.

Devido a isso, o Henrique diz ter amadurecido muito cedo. Ele começou a fazer bicos aos 12 anos e aos 14, arrumou o primeiro emprego registrado.

Ele possui uma deficiência física congênita, isto é, mobilidade reduzida especialmente na sua mão direita. Os médicos suspeitam que tenha sido uma queda que a mãe dele sofreu durante a gravidez que ocasiou essa condição.

Assim como muitas outras pessoas, ele lidou com muito preconceito. Além do capacitismo, Henrique enfrentou muito racismo, mas só se deu conta do peso de tudo isso na vida adulta.

Mesmo assim, Henrique tem orgulho de ser um homem negro, PcD e periférico. Foi esse orgulho que o motivou a ir atrás de seus objetivos.

Entre muitos sonhos, um deles era o de ser pai. Ele teve alguns relacionamentos ao longo da caminhada, mas foi em 2016 que ele conheceu a mãe da filha dele.

Essa relação trouxe a Mariana ao mundo. Apesar de não estarem mais juntos, o casal se esforça para dar a melhor criação para a filha e ele espera dar muito orgulho para ela.

O episódio de hoje é uma parceria editorial do ter.a.pia com o time de Diversidade e Inclusão do Hospital M’Boi Mirim. Vamos contar 4 histórias de funcionários do Hospital que integram grupos minorizados.

Hoje, ele trabalha na parte financeira do hospital e se sente muito realizado em sua profissão. Além do Henrique, o M’Boi Mirim acolhe todas as pessoas, sejam elas pacientes ou colaboradores.

Apoie o Histórias para ouvir lavando louça, acesse ⁠⁠https://orelo.cc/historiasdeterapia⁠⁠ e tenha acesso a conteúdos exclusivos.

"A história do outro muda a gente", o primeiro livro do ter.a.pia está disponível para compra. Garanta o seu aqui: ⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠https://amzn.to/3CGZkc5⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠

O Histórias para ouvir lavando louça é um podcast do ter.a.pia apresentado por Alexandre Simone e Lucas Galdino. Para conhecer mais do ter.a.pia, acesse ⁠⁠⁠⁠historiasdeterapia.com⁠⁠⁠⁠.

Edição: Felipe Dantas

Roteiro: Luigi Madormo

Voz da vinheta: Danuzia Marques, apoiadora na Orelo.