Memória pra quê? #06 (DUBLADO) - Memória para o nunca mais – isso é possível? - Gegê Joseph e Ricard Vinyes

Memória Pra Quê?

27-12-2023 • 46 min

Nete episódio, Ana Paula conversa com Gegê Joseph da Coalizão Internacional de Sítios de Consciência e com Ricard Vinyes, catedrático da Universidade de Barcelona, sobre o papel da memoria. Será que ela pode garantir o tão convocado “nunca mais”? Ou seja, preservar memórias pode garantir que novos crimes não voltem a ocorrer? No papo, os convidados compartilham experiências bem sucedidas do uso da memória aplicado à defesa da democracia, para que serve a memória e muita recomendação bacana para você saber mais desse tema.
Gegê Leme Joseph é arquiteta e urbanista (FAUUSP-Brasil), cenógrafa e designer de produção (AFDA, África do Sul) e museóloga (Universidade de Leicester, Reino Unido). Como Gerente Sênior de Programas no departamento de Redes Globais, ela supervisiona as atividades do ICSC na África, na América Latina e no Caribe. Gegê também lidera grande parte do trabalho temático global do ICSC, incluindo a Rede de Migração. Ela começou sua carreira na cultura como membro do ateliê criativo de J.C. Serroni, uma renomada prática brasileira de design de teatro. Mudou-se para a África do Sul em 2003, onde colaborou em vários projetos emblemáticos de planejamento e implementação de museus, bem como em exposições e outras experiências de mídia para patrimônio e cultura, especialmente aquelas que ressignificam passados difíceis – tais como Constitution Hill, Kliptown Open Air Museum, Albert Luthuli Museum e Nelson Mandela Museum. Desenvolveu vários projetos além dos muros dos museus, como rotas patrimoniais, programas de televisão e publicações, tanto para o setor público quanto para o privado. Em 2013, fundou a Much | Museums for Change, uma consultoria especializada em museus, cultura e patrimônio relacionados a histórias e legados contestados, com foco no impacto e na mudança social. Esteve recentemente envolvida em projetos como o Museu da História e da Cultura Afro-Brasileira (MUHCAB), no Rio de Janeiro, e iniciativas de base, como o Museu do Samba. Foi membro do Conselho do ICOM-Brasil até julho de 2018 e membro do Conselho do Comitê para as Coleções e Atividades dos Museus da Cidade do ICOM (CAMOC) entre 2016-2022.
Ricard Vinyes Ribas é profesor de Historia Contemporánea de la Universidad de Barcelona, ha desarrollado varios programas de investigación en el Dokumentazionem Zentrum (Viena) y en la Fondazione Giangiacomo Feltrinelli (Milán). Especialista en los movimientos sociales europeos y su articulación cultural y política, sus últimas investigaciones se han dirigido al estudio de la violencia y represión de la época franquista, y al análisis de las políticas públicas de gestión de la memoria en Europa y Latinoamérica. Ha sido coordinador de la Comisión redactora del Proyecto del Memorial Democrático, de la Generalitat de Catalunya.
Recomendações:
A Coalizão Internacional de Sítios de Consciência é uma rede mundial de "Sítios de Consciência" - sítios históricos, museus e iniciativas de memória - que ativam o poder dos lugares de memória para envolver o público com uma compreensão mais profunda do passado e inspirar ações para criar um futuro justo. Saiba mais em: www. sitesofconscience.org
Mia Couto (literatura) – trabalha muito com a importância da memória
Recomendações de autores africanos por Gegê:
George Okello Abungu (museus e patrimônio)
Ciraj Rasool (patrimônio)
Deirdre Pins-Solani (patrimônio)
Noel Solani (patrimônio)
Obras de Ricard Vinyes:
- Ricard Vinyes. Crítica de la razón compasiva. Reconstrucción. transmisión y poder en la memoria del pasado. Editorial Icaria. Barcelona, 2023.
- Ricard Vinyes e Elizabeth Jelin. Cómo será el pasado: Una conversación sobre el giro memorial. Ned Ediciones. Barcelona, 2021.
Dublador: Bruno Rosa Tradutora: Ana Paula Brito