Memória pra quê? #04 - A imediatez da memorialização do atentado à democracia no dia 8/01/23 - Inês Virgínia e Manuelita Hermes

Memória Pra Quê?

20-12-2023 • 41 min

Nesse papo, as juristas Inês Virgínia e Manuelita Hermes comentaram sobre a rapidez com que a memória do atentado à democracia do dia 8 de janeiro de 2023 foi preservada. Na roda, as duas comentaram sobre a promessa do Governo Federal de criar um museu que vai abordar o tema no contexto da democracia, a lei do Rio Grande do Sul que declarou a data dia do patriota, ficamos sabendo quais são as principais regulamentações em torno da prática de memorialização no Brasil, falamos sobre a campanha do Supremo Tribunal Federal "Democracia Inabalada", entre muitas outras coisas. E é claro, elas recomendaram materiais interessantes para quem quiser saber mais sobre o assunto.
Inês Virgínia Prado Soares é Desembargadora Federal do Tribunal Regional Federal da 3.a Região desde 2018. De 1997 a 2018, foi procuradora da república, membro do Ministério Púbico Federal. É Mestre e Doutora em Direito das Relações Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Realizou pesquisa de pós-doutorado no Núcleo de Estudos da Violência, da Universidade de São Paulo. É autora de livros e coordenadora de coletâneas jurídicas, dentre os quais destaca: “Direito ao (do) Patrimônio Cultural brasileiro” (Editora Fórum, 2009); Bens Culturais e Direitos Humanos, coordenado com Sandra Cureau (Sesc Edições , 2015); e Mulheres, Direito, Protagonismo Cultural (Editora Almedina, 2022), coordenado com Flávia Piovesan, Cecília Rabelo e Vívian Barbour.
Manuelita Hermes Rosa Oliveira Filha é Doutora summa cum laude em Direito e Tutela pela Universidade de Roma Tor Vergata em cotutela com a UnB. Mestra em Sistemas Jurídicos Contemporâneos pela Universidade de Roma Tor Vergata, com título reconhecido pela UFMG. Especialista em Justiça Constitucional e Tutela Jurisdicional dos Direitos Fundamentais pela Università di Pisa, na Itália, e em Direito do Estado pela UFBA. Graduada em Direito pela Universidade Federal da Bahia. Procuradora Federal (AGU) desde 2007. Coordenadora-Geral de Assuntos Internacionais e Judiciais da Consultoria Jurídica do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania. Representante titular da carreira da Procuradoria Federal e Coordenadora do Grupo de Trabalho de Equidade Racial no Comitê de Diversidade e Inclusão da AGU. Professora colaboradora do PPGD do IDP, da Escola Superior da AGU e docente voluntária da graduação em Direito da UnB. Integrante da Associação Internacional de Direito Constitucional, da World Academy of Art and Science e da International Society of Public Law. Ex-Assessora de Ministra e ex- Secretária de Altos Estudos, Pesquisas e Gestão da Informação do STF.
Recomendações e referências
Filmes e Músicas:
Mães Paralelas, dirigido por Pedro Almodóvar, 2021
Batismo de sangue, dirigido por Helvecio Ratton, 2007
Canção “Divino, maravilhoso”, de Gal Costa, 1969
Cancão “Dor elegante”, poema de Leminski interpretado por Itamar Assumpção, 1998
Texto
A importância de um memorial - 07/02/2023 - Opinião – Folha, por Inês Virgínia Prado Soares e Márcio Seligmann-Silva, disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/opiniao/2023/02/a-importancia-de-um-memorial.shtml