Memória pra quê? #02 - O que é memória? - Kujãn Dirce Kaingang e Paulo Endo

Memória Pra Quê?

13-12-2023 • 46 min

Podcast Memória pra quê?
#02 Memória e sua importância social, com a Kujãn Dirce Kaingang e o psicanalista Paulo Cesar Endo
Neste episódio, Ana Paula conversa com o psicanalista Paulo Endo e com a kuiãn Dirce Jorge, do povo Kaingang. Continuando a discussão introdutória sobre o que é a memória, vamos alargando o papo, para discutir a relação da memória e seu uso coletivo, como ela pode ser uma aliada para os povos, qual o papel dos memoriais, dos museus. O papo rola solto sobre a dimensão social da memória. Paulo e Dirce também deixam recomendações especiais para os ouvintes, vem conferir.
Paulo Cesar Endo é psicanalista, pesquisador do Instituto de Psicologia. Recebeu o Prêmio Jabuti com sua tese de doutorado "A Violência no Coração da Cidade: Um Estudo Psicanalítico". Psicanalista, pesquisador e professor Livre-Docente do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Coordena o Grupo de Pesquisa em Direitos Humanos, Democracia e Memória do Instituto de Estudos Avançados da USP(GPDH-IEA/USP). É membro pesquisador da Unit Research on Dreams, Memories and Imagination Studies (Polônia), Territorios Clínicos de la Memória (TeCMe/Argentina) e da Memory Studies Association América Latina (MSA/LA). Atuou e atua junto à diversas organizações e instituições de defesa da democracia e dos direitos humanos, tais como: Grupo Interdisciplinar Independente de Combate à Tortura e à Violência Institucional da Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República, Comitê Nacional de Prevenção e Combate à Tortura e à Violência Institucional no Brasil, Comitê Municipal de Educacão em Direitos Humanos, Cátedra UNESCO de Educação para a Paz, Direitos Humanos, Democracia e Tolerância do Instituto de Estudos Avançados da USP, Conselho Deliberativo do Núcleo de Apoio à Pesquisa sobre intolerâncias, diversidades e conflitos (Diversitas/USP), Centrio pela Justiça e Direito Internacional (CEJIL), Corte e Comissão Interamericana de Direitos Humanos entre outros. É um fundadores e organizadores da plataforma Psicanalistas pela Democracia entre 2016 e 2023.
Kujãn Dirce Jorge Kaingang, é kujãn, filha de Jandira Umbelino, mãe de Susilene e Lucilene, avó de sete netos. É idealizadora, criadora, gestora e curadora do Museu Worikg, localizado na cidade de Tupã-SP, junto com suas filhas.
Recomendações:
Paulo - Bom, minha grande recomendação, é um incentivo. Eu falo, divulgo, sempre que eu posso: visitem os memoriais. (...) os memoriais dependem da vida que os frequentam. Depende das pessoas que chegam até eles. Eles dependem das pessoas que forem suscitadas e sensibilizadas (...) Então para nós eu acho que para mim, por exemplo, é sempre uma experiência muito importante, muito rica, muito sensível. Mas sem dúvida é o momento em que alguma coisa da minha ideia de humanidade é refeita e restaurada nesse momento de encontro. (...) E quando acontece o encontro, esse encontro entre nós, visitantes e o memorial, vidas são suscitadas e experiências são trazidas à tona e trazidas novamente à vida. (...) Então, a minha grande dica é que as pessoas vão até os memoriais, pequenos ou grandes, diminutos ou não, abandonados ou não, e possam ter essa experiência mágica de produzir vida, produzir vida em si.
Dirce - Quem quiser conhecer o nosso trabalho [do museu] tá no Instagram "Museu Worikg", quem quiser também fazer uma visita... A gente tá ali, pra receber, né? E tem que ser agendado porque muitas vezes a gente também vai fazer trabalho fora. (...) e se também quiserem, se forem pessoas de longe, a gente também tem... eu tô fazendo um lugar pra tá recebendo pessoas de fora, né? Pra poder tá fazendo noites, participar de uma noite cultural, sabe? Ouvir histórias, né? Então, a gente convida pra quem quiser conhecer o museu é só marcar.
ReferênciasMulheres Kaingang - Saiba mais em: https://museuindiavanuire.org.br/mulheres-kaingang/