Ana Carolina é graduada em Comunicação Social/Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, tendo realizado seu mestrado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais e seu doutorado em Comunicação na Queensland University of Technology, QUT, Austrália. Atualmente Ana Carolina é Professora adjunta do Departamento de Comunicação Social (DCS) e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social (PPGCOM) da UFMG. Além de ser coordenadora do Coletivo Marta (Grupo de Pesquisa em Comunicação e Culturas Esportivas) iniciativa de crítica de mídia focada no monitoramento da mídia esportiva brasileira a partir de uma perspectiva de gênero, pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Mídia e Esfera Pública (EME/UFMG) e subcoordenadora do curso de Publicidade e Propaganda da UFMG. É também integrante do comitê editorial do periódico Communication and Sport (Sage), vice-coordenadora do GP Comunicação e Esporte da Intercom e foi coordenadora do GT Comunicação e Sociedade Civil da Associação de Pesquisadores em Comunicação Política (Compolítica).