Empoderamento feminino, Psicologia e Publicidade

PUC Play PUC Minas

10-03-2022 • 19 min

Quem ouve o PUC Play desde o começo vai perceber uma novidade nessa temporada. Vamos continuar mostrando e debatendo o que acontece na nossa Universidade. Mas os episódios desta temporada serão costurados em torno de uma temática única. As Universidades têm um importante papel, através do Ensino, Pesquisa e Extensão, como impulsionadoras dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Os ODSs compõem a Agenda 2030, aprovada pelas Nações Unidas em 2015 e têm como escopo repensar o desenvolvimento das nações considerando o equilíbrio entre as dimensões ambiental, econômica e social. São 17 objetivos que apresentam uma série de metas e indicadores para orientar a tomada de decisões dos países e a sua implementação.
Nessa temporada, você vai conhecer as iniciativas, projetos e pesquisas da PUC Minas que contribuem para o desenvolvimento da sociedade ao formar profissionais competentes para atuação na direção da sustentabilidade. Vamos tratar também do desenvolvimento de pesquisas e projetos de Extensão que geram conhecimento e inovação.

Neste primeiro episódio eu converso com Milena Drummond sobre o empoderamento feminino na perspectiva da Publicidade. O empoderamento de mulheres e meninas é o ODS 5, que objetiva a igualdade de gênero.

A temática do empoderamento feminino tem assumido um lugar de destaque nos últimos anos. De acordo com dados do IBGE, as mulheres são responsáveis financeiramente por 34 milhões de domicílios brasileiros. Isto nos dá uma mostra de como a mulher tem saído do lugar de vulnerabilidade. As mulheres ocupam um espaço cada vez maior do mercado de trabalho e vêm alcançando maiores remunerações, apesar de a desigualdade salarial entre gêneros ainda persistir.

E esta representatividade não poderia deixar de estar presente nas peças publicitárias. A adesão de discursos feministas pela publicidade foi nomeada de  “Femvertising”, que é a junção das palavras “Feminism” e “‘Advertising”.

Considerando o papel da publicidade na construção de modos de subjetivação na contemporaneidade, a aluna de Psicologia Milena Drummond investigou, em seu Trabalho de Conclusão de Curso, se a forma como o empoderamento tem sido comunicado através de peças publicitárias contribui ou não para a luta pela emancipação das mulheres.

--- Send in a voice message: https://podcasters.spotify.com/pod/show/puc-minas/message