Esse é o Arquicast 234, e nos últimos anos, o conforto ambiental tem se tornado um dos principais fatores de valorização no mercado imobiliário, refletindo a crescente conscientização sobre sustentabilidade e eficiência energética. Mas alcançar esse conforto especialmente em projetos residenciais e comerciais, exige uma abordagem cuidadosa e bem planejada, que envolve a integração de técnicas passivas desde a concepção do projeto. No episódio de hoje, vamos explorar como essas técnicas podem ser aplicadas para criar ambientes que são não apenas confortáveis, mas também eficientes e em harmonia com o meio ambiente. E como o design passivo está moldando o futuro da arquitetura e o impacto que isso tem, tanto para os moradores quanto para o mercado imobiliário como um todo. Hoje falamos sobre as técnicas passivas de conforto ambiental na arquitetura em mais um episódio em parceria com a ASBEA de São Paulo!
Participam:
Marcelo Nudel é arquiteto e pós-graduado em sustentabilidade e conforto ambiental pela Universidade de Sydney, na Austrália; Atuou por 8 anos como consultor da empresa de projetos e engenharia Arup, nos escritórios de Sydney e São Paulo, com contribuição nos escritórios de Madrid e Nova York; foi consultor de projetos de arquitetos renomados como Richard Rogers, Renzo Piano, Jean Nouvel, Norman Foster; e é fundador da Ca2, empresa de consultoria e projetos nas áreas de sustentabilidade, conforto ambiental, acústica e luminotécnica.
Txai Oliveira, é técnico em edificações e graduado em química; atua no ramo de projetos arquitetônicos há 15 anos, sendo desses 11 anos na Sulmetais; hoje é coordenador do setor de P&D da empresa, com foco em desenvolvimento de brises, revestimentos e forros metálicos.