Qualidade na saúde: o que é e por que medir?

Por Dentro da Saúde

06-12-2021 • 40 min

A qualidade é premissa básica para todos os envolvidos na saúde - profissionais do setor, hospitais, operadores de planos de saúde, etc. Mas o que será que significa qualidade em saúde e quais são as suas dimensões? Quais os mecanismos para mensurar estes indicadores e como este tema é visto por quem atua no setor?

Este episódio é um convite para mergulhar neste universo da qualidade e saúde e descobrir em que direção o Brasil caminha neste sentido.

A qualidade da atenção prestada e a segurança do paciente é uma das principais bandeiras levantadas pela Anahp desde sua formação, há 20 anos. E neste ano, a associação intensificou o trabalho de divulgação dos indicadores de qualidade hospitalar.

Este material, gratuito e já disponível para downlaod, é uma das raras fontes de informação do setor hospitalar que, além de proporcionar benchmarking, tem a pretensão de servir de parâmetro para beneficiários e contratantes de serviços de saúde. O que, na prática, significa democratizar o acesso à informação.

Já ficou claro que a qualidade deve se tornar prioridade na saúde no pós-pandemia. Apesar de todos os males e muitas vidas perdidas, a crise que vivemos tem evidenciado ainda mais a importância desse tema para quem busca entregar cuidado e prestar assistência com valor.

Mas, apesar da qualidade ser uma das premissas mais básicas em qualquer sistema de saúde, a realidade nem sempre reflete esse princípio. A qualidade é uma cultura, e muitos fatores precisam estar alinhados para que a entrega seja completa. Processos bem estabelecidos, protocolos alinhados, equipe integrada, mensuração de dados e compartilhamento de informações, por exemplo, são passos fundamentais nesse processo. Sem contar a importância de mecanismos que atestam a qualidade, como o caso das acreditações hospitalares de mais certificações específicas. Hoje, no Brasil, podemos dizer que apenas cerca de 6% dos mais de 6 mil hospitais do país são acreditados.

Mas o fato é que qualidade não se faz sozinho. Para que o resultado chegue, é preciso uma conscientização coletiva, de todos os elos do setor, e muita cooperação.

Para falar sobre tudo isso, o Por Dentro da Saúde traz, neste episódio, dois convidados especialistas no tema:

- Paulo Borem, diretor sênior do Institute for Healthcare Improvement (IHI) para a região da América Latina

- Pedro Villela, diretor-adjunto substituto da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS)


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