A mercantilização da empatia

Braincast

29-04-2021 • 1 hora 22 min

O dicionário define "empatia" como a habilidade de imaginar-se no lugar de outra pessoa. A ideia é que - se exercermos de verdade a empatia - vamos conseguir nos conectar com os outros, furar bolhas, romper o individualismo e estabelecer diálogos com quem quer que seja. Quando transformada em buzzword, porém, a palavra empatia é esvaziada de significado e se transforma até em mercadoria. Como aconteceu em março passado, no auge das polêmicas de Karol Conka no BBB 21, quando alguns influenciadores e celebridades foram pagos para… demonstrar empatia. No Braincast 404, Carlos Merigo, Ana Freitas, Luiz Yassuda, Luiz Hygino e Catarina Moraes discutem a empatia como estratégia de negócios. É justo pessoas negociarem publicidade para opinarem sobre questões éticas? Como uma marca pode se apropriar da empatia na propaganda e no ponto de venda? Qual o limite entre "a empatia" e a manipulação? Como respeitar a ética nessas práticas? _____ VOLVO A inteligência artificial está por toda parte. Na sua casa, nos seus aparelhos... e estará também no seu carro! A Volvo está se adaptando para usar a tecnologia NVIDIA DRIVE Orin nos modelos de sua próxima geração de carros. Os veículos autônomos já são uma realidade, mas unir essa tecnologia a uma direção segura exige grande capacidade de processamento. Por isso a Volvo escolheu essa plataforma de Inteligência Artificial como parceira. O NVIDIA DRIVE Orin consegue processar operações de até 254 tera por segundo! É uma marca sem precedentes na história dos processadores. A Volvo saiu na frente na adoção dessa tecnologia e já anunciou os primeiros carros que farão uso da plataforma: a próxima geração do Volvo XC90. Falando em XC90, a Volvo revelou recentemente outra parceria estratégica. A marca vai testar, em conjunto com a DiDi Autonomous Driving, a nova geração de carros autônomos. Colocando os XC90 com super capacidade de processamento em uma rede global de robô táxis. É com tecnologia, inovação e segurança que a Volvo Cars ocupa seu espaço no mercado. Liderando a nossa marcha para o futuro e sendo líder global em segurança automotiva. Para saber mais, acesse: volvocars.com.br _____ ASSINE O BRAINCAST E FAÇA PARTE DO NOSSO GRUPO FECHADO Assinando o Braincast você pode interagir com a gente em grupos fechados no Facebook e Telegram, além de receber conteúdo exclusivo. Faça download do PicPay para iOS ou Android, clique em “Pagar”e procure pelo Braincast, ou então acesse a URL: picpay.me/braincast _____ QUAL É A BOA Para saber mais informações sobre as indicações dos podcasters da mesa, acesse http://qualeaboa.b9.com.br. _____ FICHA TÉCNICA Apresentação: Carlos Merigo
Coordenação Geral: Ju Wallauer, Cris Bartis e Carlos Merigo
Produção: Beatriz Fiorotto
Apoio A Pauta: Hiago Vinicius e Beatriz Fiorotto
Edição: Mariana Leão, com a supervisão de Alexandre Potascheff  e apoio de Angie Lopez
Identidade Sonora: Nave, com Direção Artística de Oga Mendonça
Identidade Visual: Johnny Brito
Coordenação Digital: Agê Barros, Pedro Strazza, Lucas deBrito e Hiago Vinicius
Atendimento e Comercialização: Rachel Casmala, Camila Mazza e Telma Zennaro

Você pode gostar