EPISÓDIO DE PODCAST

18. O que você ainda não sabe sobre a origem da Black Friday

Commerce Connections On Air

19-11-2021 • 20 min


Você sabe qual é a história da Black Friday e como ela chegou ao Brasil? Para falar tudo sobre os caminhos percorridos pela importante data comercial, trouxemos Carolina Kuk, historiadora e fundadora da Raiz Projetos e Pesquisas de História, e Letícia Guedes, Gerente de Contas & Co-Líder do AfroGooglers no Google Brasil. A apresentação é de Thais Fabris.

Mesmo em ano pandêmico, os números da Black Friday de 2020 surpreenderam. Segundo um estudo global da Salesforce, o faturamento online do varejo no ano passado cresceu 50% em relação a 2019, alcançando a marca inédita de $1,1 trilhão entre os meses de novembro e dezembro.1  No Brasil, as vendas de 2020 entre a quinta e a sexta-feira da Black Friday superaram as do ano anterior, chegando a 4 bilhões de dólares em vendas (comparados a 3,2 bilhões em 2019).2

Tudo começou nos Estados Unidos, quando a Black Friday se tornou parte das festas de final de ano, um dia após o feriado de Ação de Graças, o Thanksgiving. No Brasil, a data foi lançada em 2010, coincidindo com a chegada do 3G ao país e também com a vinda dos smartphones. Toda essa jornada faz parte de uma história bem interessante e é sobre ela que falamos neste episódio do nosso podcast.

A cada semana, a série de podcasts Commerce Connections On Air traz conteúdos dedicados à arte de vender, com especialistas do Google e outros convidados para compartilhar experiências sobre a conexão entre consumidores e marcas. Acompanhe.

Fontes (1)

1Salesforce - 2020 Holiday Predictions, Trends, and Insights

2 Ebit: Vendas online de Quinta-Sexta da Black Friday, ICVA | App Annie | Dados Internos Google