O assunto deste novo episódio do Por Dentro da Saúde é sobre as movimentações do mercado da saúde no Brasil e como instituições hospitalares e redes de saúde têm atuado em um setor tão aquecido.
A saúde tem se apresentado como um dos mercados mais dinâmicos do Brasil. Nos últimos dois anos o setor lidera o ranking de fusões e aquisições e contempla as maiores operações de compra de empresa no país.
Somente no segundo trimestre de 2021 foram 32 transações – 78% a mais do que no primeiro trimestre. Um levantamento da ondina investimentos mostra que este número representa uma transação de aquisição e fusão a cada três dias.
Outro dado é que, do início de 2021 até março deste ano, foram cerca de 150 transações que movimentaram mais de 20 bilhões de reais, segundo uma reportagem publicada pelo jornal Estadão.
Entre tantos players, grandes redes de saúde estão atuantes neste cenário e têm protagonizado importantes transações. Neste episódio do Por Dentro da Saúde, contamos mais sobre a atuação da Rede Mater de Saúde e da Dasa que, cada uma a seu modo, ganham destaque no mercado.
Com mais de 40 anos de história, a Rede Mater Dei abriu capital em 2021 e, desde então, tem realizado transações importantes, como a compra do Grupo Porto Dias, o maior de saúde da região Norte do país, e a inauguração recente de um complexo hospitalar em Salvador, na Bahia.
E a Dasa, que hoje é um dos maiores grupos de saúde do Brasil, tem sob seu guarda-chuva hospitais, laboratórios de medicina diagnóstica e centros médicos. E que também tem protagonizado grandes transações de M&A.
Quem nos ajuda a contar essas histórias são:
- José Henrique Salvador, diretor de Operações na Rede Mater Dei de Saúde
- Romeu Côrtes Domingues, presidente-executivo do Conselho de Administração da Dasa e integrante do Conselho de Administração da Anahp.